Descoberto jovem planeta no “berçário” estelar da Nuvem Molecular de Taurus

Por João Paulo Martins  em 23 de outubro de 2021

Cientistas encontraram o planeta 2M0437b, que se formou há "apenas" milhões de anos, orbitando uma estrela que também é considerada jovem

Descoberto jovem planeta no “berçário” estelar da Nuvem Molecular de Taurus
O planeta 2M0437b é considerado jovem e surgiu na época em que as ilhas do Havaí estavam se formando, afirmam os cientistas (Foto: Subaru Telescope and Gaidos, et al. (2021)/Divulgação)

Um grupo internacional de cientistas descobrem planeta jovem que orbita uma estrela também “juvenil”.

Segundo o site americano de notícias científicas Phys.org, o diferencial desse planeta é que ele é recém-formado e pode ser observado diretamente. Ele foi denominado 2M0437b e se junta a um punhado de objetos espaciais ajudam em nossa compreensão de como os planetas se formam e mudam com o tempo.

O estudo sobre o 2M0437b foi aceito pelo periódico científico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e pré-publicado no repositório online arXiv no dia 16 de outubro.

“Essa descoberta fortuita adiciona-se a uma lista de planetas que podemos observar diretamente com nossos telescópios. Ao analisar a luz do planeta, podemos dizer algo sobre sua composição, e talvez onde e como ele se formou em torno de sua estrela hospedeira num disco de gás e poeira há muito desaparecido”, explica o pesquisador Eric Gaidos, Universidade de Manoa, no Havaí (EUA), um dos autores do estudo, citado pelo site especializado.

Os cientistas estimam que o jovem planeta seja algumas vezes mais denso que Júpiter e se formou há vários milhões de anos, na época em que as principais ilhas do Havaí surgiram no oceano Pacífico, revela o Phys.org.

O 2M0437b é tão jovem que permanece quente devido à energia liberada durante sua formação, com uma temperatura semelhante à lava em erupção do famoso vulcão havaiano Kilauea.

O planeta foi observado pela primeira vez em 2018 pelo pesquisador Teruyuki Hirano usando o telescópio Subaru, em Maunakea, no Havaí. Nos últimos anos, ele foi estudado cuidadosamente utilizando outros aparelhos.

O estudo atual usou o observatório W. M. Keck, também em Maunakea, para monitorar a posição da estrela hospedeira conforme ela se movia no céu, confirmando que o planeta 2M0437b a orbitava e não era um objeto à parte, explica o site americano.

As observações duraram três anos porque a estrela se move lentamente no céu.

O planeta e sua estrela estão num “berçário” estelar chamado Nuvem Molecular de Taurus, diz o Phys.org.

O 2M0437b está a uma distância de sua estrela cem vezes maior do que a que existe entre a Terra e o Sol.