Conheça a maior bactéria já identificada pela ciência; mosca-da-fruta é menor que ela

Por Da Redação  em 28 de fevereiro de 2022

Organismo unicelular foi encontrado em mangues da região do Caribe e chega a ser 5.000 vezes maior que os micróbios tradicionais

Bactéria gigante encontrada em mangues da região do Caribe surpreendem cientistas (Foto: Science/Reprodução)

Normalmente, micróbios são tão pequenos que só podem ser vistos usando microscópio. Porém, cientistas descobriram uma bactéria que vive em manguezais na região do Caribe formada por uma célula filiforme visível a olho nu. Ela chega a dois centímetros (tamanho de um amendoim) e é até 5.000 vezes maior que outros micro-organismos unicelulares.

Segundo artigo publicado na última quarta (23/2) no site da revista Science, essa gigante possui a cadeia de DNA tão grande que não flutua livremente dentro da célula como em outras bactérias, mas é envolto em uma membrana, uma inovação característica de estruturas muito mais complexas, inclusive as do corpo humano.

“Quando se trata de bactérias, eu nunca digo nunca, mas essa, com certeza, está levando o de nível de tamanho que imaginávamos para 10 vezes acima”, diz a microbiologista Verena Carvalho, da Universidade de Massachusetts (EUA), citada pela revista.

O enorme micróbio é maior do que as famosas moscas-das-frutas (drosófilas) e os nematoides (vermes), muito comuns de laboratório e que costumam ser infectados com bactérias em muitas pesquisas.

Além de derrubar a ideia de quão grandes e sofisticados os micróbios podem ser, a bactéria recém-descoberta “pode ser um elo perdido na evolução de células complexas”, informa a Science.

Normalmente, a ciência divide os organismos vivos em dois grupos: procariontes, que incluem bactérias e micróbios unicelulares; e eucariontes, compreendendo todos os seres multicelulares, de fungos a humanos.

Os procariontes têm DNA flutuante, enquanto os eucariontes empacotam o código genético no núcleo ao lado de outras estruturas chamadas organelas.

Mas a bactéria caribenha está dividida entre procariontes e eucariontes. Há 10 anos, o biólogo marinho Olivier Gros, da Universidade das Antilhas Francesas, em Guadalupe, encontrou o estranho organismo crescendo na superfície de folhas de mangue em decomposição em um pântano no Caribe. Só cinco anos depois ele e alguns colegas perceberam que os organismos eram, na verdade, bactérias.

Alguns micróbios, como fungos e algas azuis, formam caules ou filamentos visíveis compostos de pilhas de células, mas o grupo usou uma variedade de métodos de microscopia e coloração para verificar se os filamentos retirados do mangue eram apenas uma célula.

Além disso, a célula inclui possuía dois sacos de membrana, um dos quais contém todo o DNA do organismo.