Colônia com cerca de 500.000 pessoas teria vivido entre a Austrália e Papua-Nova Guiné há 2,5 milhões de anos

Por João Paulo Martins  em 26 de dezembro de 2023

Cientistas descobriram que uma plataforma de terra conectava as duas ilhas da Oceania durante o período do Pleistoceno Superior

Vestígios humanos foram descobertos em uma plataforma de terra de quase 650.000 km² que liga a Austrália à Papua-Nova Guiné (Foto: Kasih Norman, Corey J.A. Bradshaw et al./Quaternary Science Reviews/Divulgação)

Enquanto muitos arqueólogos sonham encontrar vestígios da mitológica cidade perdida de Atlântida, um estudo que será publicado na edição de janeiro da revista científica Quaternary Science Reviews descreve uma enorme colônia esquecida que ocupou a costa da Austrália, e que já foi o lar de centenas de milhares de pessoas.

Vários artefatos e sinais de vida humana foram descobertos no noroeste de Sahul, na região costeira de Kimberley, em uma plataforma de terra que se conecta à Papua-Nova Guiné, revela o jornal americano New York Post.

O pedaço de terra, agora submerso, provavelmente possuía um ecossistema próspero durante o período do Pleistoceno Superior, que remonta a 2,5 milhões de anos. São quase 650.000 km², o que equivale a mais de 1,6 vezes o tamanho do Reino Unido.

Detalhes de pinturas rupestres descobertas na plataforma de terra onde viveu a colônia humana (Foto: Kasih Norman, Corey J.A. Bradshaw et al./Quaternary Science Reviews/Divulgação)

A plataforma – antes considerada um deserto – era repleta de lagos, rios e riachos habitáveis de água doce e salgada, bem como um grande mar interior, que poderia ter sido a moradia de 50.000 a 500.000 pessoas.

Ela também pode ter servido como uma ponte para que a espécie humana ocupasse a Austrália, antes de se tornar a enorme ilha que conhecemos hoje.

Segundo o New York Post, cerca de metade da plataforma de terra afundou entre 12.000 e 9.000 anos atrás, durante o primeiro de dois períodos de rápida elevação do nível do mar no planeta.

Os cientistas ainda estão trabalhando para descobrir a história por trás da colônia perdida e planejam continuar a reconstruir a paleoecologia das paisagens presentes na plataforma.