Cientistas descobrem que o lobo-ibérico usa as fezes como forma de "comunicação"

Por João Paulo Martins  em 21 de junho de 2023

Compostos presentes nas fezes indicariam o gênero e até o status social do animal que as depositou, normalmente em locais estratéticos

(Foto: Wikimedia/Animal Record/Creative Commons)

Um estudo do Museu Nacional de Ciências Naturais e da Universidade Autônoma de Madrid, ambas instituições da Espanha, descobriu que compostos químicos presentes nas fezes do lobo-ibérico (Canis lupus signatus) são usados como forma de comunicação na espécie. A descoberta foi publicada no final de abril deste ano na revista científica Scientific Reports, do grupo Nature.

Que os lobos usam as fezes como marcador de dominação e são depositadas em locais estratégicos do território, isso não é novidade. A pesquisa atual inova ao revelar quais compostos químicos servem de “informação” para que outros espécimes identifiquem o gênero, o status social e até a receptividade sexual de quem depositou o material orgânico.

Para realizar este estudo, os cientistas analisaram 94 amostras fecais frescas de lobos adultos selvagens que fazem parte de cinco grupos que vivem na Sierra de la Culebra, em Zamora, na Espanha. Foram identificados 56 compostos lipídicos. “Detectamos uma grande variedade de compostos, muitos dos quais extremamente voláteis e com odor bem forte, que podem servir como marcas olfativas. Esses compostos e sua quantidade relativa variam entre as fezes de fêmeas no cio em comparação com outras fêmeas e machos não reprodutores. Além disso, identificamos diferenças entre as fezes dependendo da estação do ano em que foram depositadas, o que indica que sinais químicos podem informar sobre o sexo e o estado reprodutivo dos indivíduos”, explica a pesquisadora Isabel Barja, da Universidade Autônoma de Madrid, uma das autoras do estudo, citada pelo site do Museu Nacional de Ciências Naturais.

Os lobos são animais muito territoriais que vivem em matilhas com hierarquia rígida. O status social é de grande importância, razão pela qual a comunicação é especialmente relevante. Nas fezes desses animais, os cientistas encontraram ainda compostos relacionados ao estado fisiológico e à qualidade dos indivíduos. Curiosamente, as fezes que mais tinham essas substâncias foram descobertas em locais estratégicos como encruzilhadas e/ou terrenos elevados.