Por João Paulo Martins  em 21 de outubro de 2021

Estudo americano cria processo de endurecimento da madeira que a deixa mais resistente que materiais como cerâmica, metal e polímero

Cientistas criam faca de madeira três vezes mais afiada que a de aço
A faca de madeira endurecida é três vezes mais afiada que a tradicional, de aço inoxidável (Foto: Bo Chen/University of Maryland/Reprodução)

Quando se pensa numa faca afiada, normalmente vêm à mente as lâminas de aço ou de cerâmica, certo? Mas cientistas desenvolveram uma faca de madeira tão dura que é três vezes mais afiada do que o aço inoxidável.

O objeto inovador, que possui resistência 23 vezes maior do que a madeira comum, faz parte de um estudo publicado na última quarta (20/10) na revista científica Matter.

Levando em conta o processo de fabricação das facas de aço e de cerâmica, as de madeira endurecida provavelmente são muito mais sustentáveis, além de poderem ser lavadas e reutilizadas.

“A faca de madeira corta facilmente um bife meio grosso e bem passado, com desempenho semelhante ao de uma faca comum de cozinha”, comenta o pesquisador Teng Li, da Universidade de Maryland, nos EUA, um dos autores do estudo, citado pelo site de notícias científicas IFL Science.

Além do uso em talheres, a madeira endurecida pode ser empregada em outros objetos, como substituto do ferro e do aço, revela o site. Um exemplo testado pelos cientistas foi o uso de pregos de madeira, que foram capazes de pregar três tábuas de uma só vez sem perder a ponta.

Cientistas criam faca de madeira três vezes mais afiada que a de aço
O prego feito de madeira endurecida mostra a mesma eficácia do tradicional de ferro (Foto: Bo Chen/University of Maryland/Reprodução)

“A celulose, principal componente da madeira, possui uma proporção entre resistência e densidade maior do que a maioria dos materiais, incluindo cerâmica, metais e polímeros. Mas nosso uso atual de madeira mal atinge todo o seu potencial”, diz Teng Li, citado pelo site especializado.

De acordo com o pesquisador, a madeira possui entre 40 e 50% de celulose, mas os componentes restantes, hemicelulose e lignina, são mais fracos. No processo de endurecimento são removidos esses componentes, fazendo com que o material atinja todo o seu potencial.

“É um processo de duas etapas. Na primeira, deslignificamos parcialmente a madeira. Normalmente, ela é muito rígida, mas após a remoção da lignina, ela se torna macia, flexível e um tanto mole. Na segunda etapa, prensamos a quente aplicando pressão e calor à madeira processada quimicamente para torná-la densa e remover a água”, explica o cientista da Universidade de Maryland, segundo o IFL Science.

Esse processo remove os defeitos naturais encontrados na madeira, tornando-a mais resistente. O material resultante pode ser moldado em qualquer forma desejada.