Asteroide gigante passará pela Terra na próxima sexta, dia 27 de maio

Por João Paulo Martins  em 25 de maio de 2022

Chamado 7335 (1989 JA), o asteroide tem mais que o dobro do tamanho do arranha-céu Burj Khalifa, em Dubai

Asteroide gigante passará pela Terra na próxima sexta, dia 27 de maio

Um asteroide gigante, mais de duas vezes o tamanho do arranha-céu Burj Khalifa (828 m), em Dubai, o mais alto do mundo, passará pela vizinhança da Terra na próxima sexta (27/5), de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa.

Mas não é preciso se preocupar: como mostra o site americano de notícias científicas Live Science, o asteroide, chamado 7335 (1989 JA), nos fará uma “visita” a uma distância segura de quatro milhões de km, ou quase 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua. Ainda assim, dado o enorme tamanho do objeto espacial (1,8 km de diâmetro), ele é classificado pela Nasa como “potencialmente perigoso’, o que significa que poderia causar enormes danos ao nosso planeta se sua órbita mudar e se chocar contra a Terra.

O 7335 (1989 JA) é o maior asteroide que se aproximará da Terra este ano. Os cientistas estimam que ele esteja viajando a cerca de 76.000 km/h, ou 20 vezes mais rápido que uma bala de fuzil. A próxima vez que chegará perto de nosso planeta será em 23 de junho de 2055, quando passará ainda mais longe, cerca de 70 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Como lembra o Live Science, esse asteroide é um dos mais de 29.000 objetos próximos da Terra (Near-Earth Objects ou NEOs) que a Nasa rastreia todos os anos. São analisados objetos espaciais que cheguem a até 48 milhões de km da órbita do nosso planeta. A maioria eles é extremamente pequena. Para se ter uma ideia, o 7335 (1989 JA) equivale a mais de 99% dos NEOs que constam dos registros da agência espacial americana.

O asteroide que nos fará uma visita na próxima sexta (27/5) também se encaixa em uma classe de objetos espaciais chamada Apollo. São asteroides que orbitam o Sol e cruzam periodicamente a órbita da Terra, explica o site americano. Astrônomos conhecem cerca de 15.000 dessas rochas.