Por João Paulo Martins  em 11 de agosto de 2021

Novo estudo revela que a "maior" chance de impacto é de uma em 2.700 no ano de 2.182 e, ainda assim, não causaria danos generalizados

Asteroide Bennu poderia colidir com a Terra entre 2100 e 2200
O asteroide Bennu poderia colidir com a Terra no futuro distante, mas não causaria uma extinção em massa como ocorreu com os dinossauros (Foto: Nasa/Goddard Space Flight Center/University of Arizona/Divulgação)

Por centenas de milhões de anos, o asteroide 101955 Bennu, descoberto em 1999 pelo projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) dos EUA, orbitou nosso Sol em relativo isolamento.

Com 262,5 m de diâmetro, a rocha espacial não representa uma ameaça imediata ao nosso planeta. Mas daqui a centenas de anos, há uma pequena chance de Bennu colidir com a Terra, segundo novo estudo.

Publicada na edição de agosto da revista científica Icarus, a pesquisa usou dados da espaçonave OSIRIS-Rex, da Nasa, que pousou no asteroide em 2020, para fazer um cálculo preciso da órbita de Bennu e sua futura proximidade com nosso planeta.

Os pesquisadores analisaram o risco de impacto entre 2021 e 2300. O estudo encontra uma chance de colisão de uma em 1.750 nos próximos três séculos – uma probabilidade ligeiramente maior do que a estimada anteriormente, segundo informa a revista americana National Geographic.

O asteroide passará “perto” da Terra no final de 2100 e início de 2200, com o maior risco de impacto na tarde de 24 de setembro de 2182. Nessa data, 101955 Bennu tem cerca de uma em 2.700 chances de colidir com nosso planeta.

“Bennu é de longe o asteroide mais bem caracterizado do Sistema Solar. Nós sabemos onde estará daqui a 100 anos, com margem de erro de alguns metros. Nenhum outro objeto tem esse nível de fidelidade em relação à sua órbita, mesmo a Terra”, diz o cientista planetário Dante Lauretta, da Universidade do Arizona (EUA), um dos autores do estudo, citado pela National Geographic.

Asteroide Bennu poderia colidir com a Terra entre 2100 e 2200
(Foto: Nasa/Goddard Space Flight Center/University of Arizona/Divulgação)

Possível colisão não seria devastadora

Apesar de existir risco de impacto no futuro distante, os cientistas afirmam que há mais de 99,9% de chance de Bennu não trombar com a Terra nos próximos três séculos e, ainda assim, seu impacto não causaria uma extinção em massa como o que dizimou os dinossauros há cerca de 65 milhões de anos. Ele era quase 50 vezes maior.

Claro que o choque causado pelo 101955 Bennu seria devastador no local do impacto, explica a revista americana. Sua colisão liberaria uma energia equivalente a mais de 1,1 bilhão de toneladas de TNT – para se ter uma ideia, a bomba atômica que devastou Hiroshima, no Japão, em 1945, equivalia a 11.000 toneladas de TNT.

Vale lembrar que Bennu é classificado como “asteroide potencialmente perigoso” pela Nasa, por ter mais de 140 m de largura e teoricamente se aproximar pelo menos a 7,44 milhões de km de distância da Terra.

Como mostra a National Geographic, simulações anteriores previram que o asteroide passará entre 120.700 e 531.000 km do nosso planeta em setembro de 2135. Com isso, ele estaria mais próximo da Terra do que a Lua.