busca

Ciência

Asteroide Apófis passará “perto” da Terra em março

Por João Paulo Martins  em 14 de fevereiro de 2021

Felizmente, a gigantesca rocha espacial passará a 40 “Luas” de distância da gente

Asteroide Apófis passará “perto” da Terra em março
O asteroide Apófis é um dos 10 com maior "risco" e se chocar com a Terra, segundo a Agência Espacial Europeia (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Divulgação)

O asteroide Apófis, que recebeu o nome em homenagem ao deus egípcio do caos e das trevas, passará “perto” da Terra no dia 5 de março de 2021 – equivalente a 40 vezes a distância entre nosso planeta e Lua, que é de 384.400 km.

Oficialmente chamada de 99942 Apophis (2004 MN4), a rocha espacial é mais larga do que três campos de futebol e, segundo os cientistas, possui cerca de 3% de chance de atingir a Terra durante sua próxima passagem em 2029.

Uma chance de 3% de impacto pode parecer uma probabilidade muito baixa, mas quando se trata de asteroides e outros objetos próximos à Terra, especialmente um tão grande quanto Apófis, é uma probabilidade assustadoramente alta.

Vale dizer que ele é cerca de 10 vezes o tamanho do que o meteoro Chelyabinsk, que explodiu na atmosfera sobre a Rússia em 2013, enviando ondas de choque que quebraram milhares de janelas no solo e feriram centenas de pessoas.

Rocha que pode realmente colidir

No momento, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), apenas um asteroide conhecido tem mais chance de nos atingir. É um pequeno asteroide chamado 2010 RF12, que possui oito metros de largura.

A estimativa é de que ele tenha cerca de 7% de chance de se chocar contra a Terra no ano de 2095. Até lá, cientistas devem conseguir reduzir a chance de impacto, e seu tamanho pequeno significa que sua maior parte queimará na atmosfera.

Isso tudo para dizer que Apófis é realmente assustador. Porém, ciomo vem sendo exaustivamente observado nas últimas décadas, foi possível descartar qualquer possibilidade de impacto em 2029 (quando passará a uma altitude comparável à de alguns de nossos satélites) ou durante outra passagem próxima, como em 2036.