busca

Celebridades

Rainha Elizabeth II não ficará mais no palácio de Buckingham, em Londres

Por João Paulo Martins  em 06 de março de 2022

A monarca britânica deve continuar morando no castelo de Windsor, que fica a 21 km da capital inglesa, e que vem sendo sua residência durante a pandemia de covid-19

Rainha Elizabeth II não ficará mais no palácio de Buckingham, em Londres
A rainha Elizabeth II deve governar apenas do castelo de Windsor, segundo jornal britânico (Fotos: Royal Collection Trust/Reprodução e Instagram/theroyalfamily/Reprodução)

 

A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, não vai mais morar no palácio de Buckingham, em Londres, construído em 1837 e que possui nada menos que 775 cômodos. Segundo o jornal britânico The Sunday Times, a monarca de 95 anos passará a governar apenas do castelo de Windsor, em Berkshire, que fica a apenas 21 km de distância da capital inglesa.

O jornal revela que, por ter vivido no palácio durante a maior parte de seu reinado de 70 anos, Elizabeth II passou a preferir a tranquilidade do castelo, que foi seu lar nos últimos dois anos desde que deixou Londres para se isolar com o duque de Edimburgo no início da pandemia.

Anteriormente, Windsor era apenas a residência de fim de semana da rainha e em datas festivas, como a Páscoa.

Isso significa que o príncipe de Gales, Charles, de 73 anos, primogênito da monarca, e sua esposa Camila Parker Bowles, de 74, duquesa da Cornualha, serão os próximos membros da família real a residir no palácio de Buckingham, quando se tornarem rei e rainha consorte.

Charles é conhecido por preferir sua residência em Londres, a Clarence House, mas admite que o palácio deve permanecer como “sede da monarquia” assim que ele ascender ao trono, revela o The Sunday Times. Ele também planeja dar ao público maior acesso ao palácio e outras residências reais e privadas.

 

 

Durante a maior parte de seu longevo reinado, o maior até hoje entre todos os monarcas britânicos, Elizabeth II já disse em entrevistas que reinar no palácio de Buckingham era importante simbolicamente e também para o “bom andamento” dos assuntos de estado. Mas à medida que seu aniversário de 96 anos se aproxima, e tendo “trabalhado em casa” com sucesso no castelo de Windsor por dois anos, ela, agora, escolheu um equilíbrio diferente entre vida pessoal e profissional.

O jornal britânico afirma que a monarca se sente mais confortável no castelo onde morou com o príncipe Philip até a morte dele em abril do ano passado. Ela deve ir a Londres ocasionalmente, para participar de compromissos, mas acredita-se que não tenha passado uma noite sequer em Buckingham desde março de 2020.

Fontes reais ouvidas pelo The Sunday Times dizem que a rainha, que se recuperou recentemente da covid-19 e admitiu problemas de mobilidade, “preferencialmente” realizará eventos em Windsor, para reduzir suas viagens. Durante uma reunião no castelo no mês passado com os secretários dos serviços de defesa, a rainha foi vista apoiada em sua bengala e disse a seus visitantes: “Como você pode ver, não posso me mexer”.

Em outubro, ela passou uma noite no hospital após “investigações preliminares” de uma doença não especificada e, posteriormente, seguiu o conselho de seus médicos para descansar por várias semanas, reduzindo suas funções oficiais.