busca

Celebridades

Ed Sheeran é acusado de “pegar” ideias alheias para usar em suas músicas e não dar o devido crédito

Por Da Redação  em 04 de março de 2022

O cantor e compositor britânico enfrenta um processo judicial milionário de plágio na letra de seu sucesso Shape of You (2017)

Ed Sheeran é acusado de “pegar” ideias alheias para usar em suas músicas e não dar o devido crédito
Ed Sheeran foi ao julgamento do suposto plágio em sua música Shape of You, lançada em 2017 (Foto: Instagram/teddysphotos/Reprodução)

 

O músico britânico Ed Sheeran, de 31 anos, foi acusado de pegar emprestado ideias de outros artistas e usar em suas músicas. A acusação faz parte do julgamento que está sendo realizado na Suprema Corte do Reino Unido relativo ao processo de direitos autorais avaliado em 20 milhões de libras (cerca de R$ 134 milhões).

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, o artista foi acusado pelos cantor Sami Chokri e pelo compositor Ross O’Donoghue de copiar uma de suas músicas para o sucesso Shape of You (2017). O julgamento em Londres já dura três semanas. Enquanto isso, os royalties da cação permanecem congelados.

Segundo o jornal britânico, nesta sexta (4/3), Sheeran chegou ao tribunal de terno e ouviu atentamente as afirmações, sendo saudado como “um gênio” da música, quando o caso foi aberto, mas mudou a feição quando foi acusado de pegar ideias de outros músicos sem dar o devido crédito.

O advogado Andrew Sutcliffe representando Chokri e O’Donoghue, disse no julgamento: “O senhor Sheeran é inegavelmente muito talentoso. Ele é um gênio, mas também uma pega-rabuda [ave típica da Europa que costuma “roubar” coisas]. Ele pega ideias e as joga em músicas. Às vezes ele reconhece, e às vezes não”.

 

 

Sutcliffe argumentou que Ed Sheeran às vezes reconhece artistas famosos de quem pegou “emprestado”, mas disse que seus clientes, que afirmam que tiveram a música Oh My (2015) copiada sem crédito, “não eram Shaggy, Coldplay, Rihanna ou Jay-Z”.

O cantor estava no tribunal acompanhado dos compositores Steven McCutcheon e John McDaid, que iniciaram em 2018 um processo contra seus acusadores, depois que o órgão britânico de licenciamento musical Performing Right Society for Music (PRS, espécie de Ecad) congelou os royalties de Shape of You, estimados em cerca de R$ 134 milhões, na época.

Como mostra o The Telegraph, a música Oh My foi tocada no julgamento junto com Shape of You. Os compositores que acompanhavam Sheeran sacudiram negativamente a cabeça quando Andrew Sutcliffe afirmou que os refrões de duas canções eram “idênticos”. O cantor permanecesse impassível enquanto as melodias eram tocadas.

Ed Sheeran negou todas as acusações contra ele, enquanto seu advogado Ian Mill argumentou com sucesso que certas conversas privadas entre o cliente e seus associados não deveriam ser tornadas públicas. O julgamento ainda não acabou.