busca

Bizarrice

Imagem de aranha que capturou morcego no Reino Unido surpreende a internet

Por Da Redação  em 02 de março de 2022

A captura do morcego-anão pela falsa viúva-negra, na vila britânica de Shropshire, pode ser a primeira já registrada no mundo

Imagem de aranha que capturou morcego no Reino Unido surpreende a internet
A falsa viúva-negra capturou um morcego para surpresa dos moradores de Shropshire, no Reino Unido (Foto: Twitter/BenWaddams/Reprodução)

 

Uma cena nada comum foi registrada na pequena vila de Shropshire, no Reino Unido: uma aranha capturou um morcego.

A imagem foi compartilhada pelo naturalista e artista da vida selvagem britânico Ben Waddams. Segundo o jornal local Shropshire Star, essa pode ser a primeira vez no Reino Unido em que uma falsa viúva-negra (Steatoda nobilis) é vista capturando um morcego-anão (Pipistrellus pipistrellus).

Embora essa aranha seja inofensiva para os humanos, suas técnicas de captura permitem que alguns animais vertebrados sejam suas vítimas, incluindo morcegos, bem maiores que o aracnídeo.

A descoberta de Bem Waddams foi encaminhada para cientistas da Universidade Nacional da Irlanda, em Galway, que publicaram o estudo do curioso caso do ataque ao morcego-anão na revista científica Ecosphere em 21 de fevereiro.

Na pesquisa, os cientistas alertam como as aranhas da espécie falsa viúva-negra continuam impactando as espécies nativas do Reino Unido.

De acordo com o Shropshire Star, é a primeira vez no mundo que um membro dessa espécie foi registrado atacando um morcego. E é inédito também o registro de um ataque contra um vertebrado no Reino Unido.

Ao jornal local, Ben Waddams conta que havia notado as falsas viúvas-negras ao redor de sua casa no Verão passado, incluindo uma fêmea grande. Ele também sabia da presença de um ninho de morcegos-anões sob o beiral da casa.

Então, por duas vezes consecutivas em julho do ano passado, ele encontrou os mamíferos emaranhados na teia abaixo da entrada do ninho. O primeiro flagrante foi de um filhote morto, que estava completamente imobilizado pela teia, e tinha uma marca vermelha, de mordida da aranha.

O segundo morcego adulto, muito maior, estava preso na teia, mas ainda vivo e Ben conseguiu resgatá-lo, libertando-o da armadilha da falsa viúva-negra.

“Estamos trabalhando com a falsa viúva-negra nos últimos cinco anos e ainda estamos surpresos com sua capacidade de se adaptar aos novos ambientes e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. É uma espécie verdadeiramente notável”, comenta o pesquisador Michel Dugon, da Universidade Nacional da Irlanda, um dos autores do estudo, citado pelo Shropshire Star.

Essa espécie de aranha é originária das ilhas da Madeira e Canárias e tem potencial para se tornar uma das espécies mais invasivas do mundo. Ela é exótica no Reino Unido.