busca

Bizarrice

Flagrante em vídeo: homem é atacado por tubarão enquanto voa de parapente

Por João Paulo Martins  em 30 de junho de 2021

A cena chocante do inesperado ataque foi registrada no Mar Vermelho, na costa da Jordânia

Flagrante em vídeo: homem é atacado por tubarão enquanto voa de parapente
O jordaniano de 37 anos teve parte do pé direito arrancado, rompimento de tendões e músculos e alguns ossos quebrados (Foto: YouTUbe/ViralNewsGlobal/Reprodução)

Se você está voando de parapente (ou paraglider) no mar, a última coisa que poderia imaginar é ser atacado por um tubarão. Porém, como mostra uma matéria do tabloide britânico Daily Mail, um tubarão saltou da água e mordeu parte do pé de um homem enquanto ele voava de parapente no golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, Oriente Médio.

Um vídeo gravado na última sexta (26/6) mostra o parapente duplo pairando sobre a água quando o jordaniano de 37 anos, que não teve a identidade revelada, é surpreendido pelo tubarão que ataca sua perna.

De acordo com o Daily Mail, o homem perdeu uma parte da traseira do pé direito no ataque, que também cortou tendões, rompeu músculos e quebrou vários ossos.

A vítima foi levada para o hospital militar Prince Hashem Bin AL-Hussein, em Aqaba, onde foi operado e sua condição foi descrita como estável.

Citado pelo tabloide, Mohammad Qatawneh, do Centro Internacional de Mergulho de Aqaba, afirma que, embora chocantes, os ataques de tubarões no golfo de Aqaba são raros.

“O ataque de tubarão atraiu muita atenção da mídia. Na verdade, assustou muita gente, mas isso é algo que pode acontecer em qualquer lugar. Em Karak [também na Jordânia], por exemplo, existem cobras e escorpiões, mas no final, eles não são perigosos o suficiente para assustar as pessoas. Eu mergulho há 20 anos e esta é a primeira vez que ouço falar de um ataque de tubarão”, comenta o instrutor.

Quem também afirma que cenas como a gravada na última sexta (26/6) são raras em Aqaba é Mohammed Khalil Al Zabada, da Faculdade de Ciências Marinhas da Universidade da Jordânia, também citado pelo Daily Mail: “Tubarões são encontrados em todos os mares do mundo, e no Mar Vermelho existem várias espécies, mas a presença na região de Aqaba é muito rara”.

Ainda conforme o especialista, tubarões não são normalmente encontrados em águas rasas na costa da Jordânia.

De qualquer forma, segundo o tabloide britânico, as autoridades jordanianas abriram uma investigação sobre o incidente.

O Daily Mail lembra que várias pessoas foram atacadas por tubarões no Mar Vermelho no ano passado, embora esses incidentes tenham ocorrido mais ao sul, na costa do Egito.