busca

Bizarrice

VÍDEO: barco esportivo pega fogo no Rio de la Plata, perto de Buenos Aires

Por João Paulo Martins  em 27 de dezembro de 2022

A embarcação estava com três tripulantes, que conseguiram ser resgatados por barcos que passavam no estuário ao lado da capital argentina

VÍDEO: barco esportivo pega fogo no Rio de la Plata, perto de Buenos Aires
Guarda costeira argentina apaga incêndio no barco Azimut III no Rio da Prata(Foto: Twitter/PrefecturaNaval/Reprodução)

 

Um barco esportivo chamado Azimut III, que partiu da cidade portenha de San Fernando, na província de Buenos Aires, na Argentina, com três tripulantes, pegou fogo na manhã desta terça (27/12) no estuário do Rio de la Plata, perto do monumento a Cristóvão Colombo, na Costanera Norte. Segundo a agência estatal argentina de notícias Télam, todos foram resgatados em “boa saúde”  por outras embarcações que navegavam nas proximidades.

A Prefeitura Naval Argentina foi acionada e a guarda costeira atuou na operação de combate ao incêndio do Azimut III. As causas do fogo ainda estão sendo investigadas.

O barco possui 9,9 m de comprimento, 3,5 de largura e 1,4 de altura e partiu da cidade portenha de San Fernando com três tripulantes a bordo, informa a agência.

O incidiu começou na manhã desta terça, quando a autoridade marítima recebeu uma ligação de um navio, informando o incêndio em uma lancha esportiva ao norte do Canal de Passagem do Porto de Buenos Aires, área de Los Pozos.

A Prefeitura Naval coordenou a operação de resgate e estabeleceu comunicações com as embarcações Gracia e Le Blue que navegavam nas proximidades e ajudaram a resgatar as pessoas a bordo.

Em princípio, de acordo com a Télam, os tripulantes foram transferidos do barco da autoridade marítima para o prédio do Serviço de Embarcações da Guarda Costeira. “Felizmente os três tripulantes encontram-se em terra, com aparente bom estado de saúde”, diz Alfredo Zappa, chefe do Centro de Controle de Tráfego do Rio de la Plata, citado pela agência argentina.

Depois de receber o atendimento médico inicial no prédio da guarda costeira, os tripulantes do Azimut III foram transferidos para um hospital da região, apenas por “precaução”, segundo fontes da Prefeitura Naval ouvidas pela Télam.

Um helicóptero com nadadores de resgate a bordo foi usado no atendimento de emergência, além das embarcações GC-70 e SB-8, com equipamentos para combater o fogo.

Após as nove horas de trabalho, uma coluna de fumaça branca foi observada sobre o Rio de la Plata. Nas primeiras horas da manhã, a enorme cortina de fumaça negra foi vista por vários moradores da cidade de Buenos Aires, que compartilharam o incidente nas redes sociais, revela a agência de notícias.