busca

Bizarrice

Vídeo de rato comendo croissant em padaria de Buenos Aires viraliza, e loja é fechada pela Vigilância Sanitária

Por João Paulo Martins  em 08 de outubro de 2022

As cenas foram registradas no bairro Congreso, na capital argentina, e, devido à repercussão, o órgão fiscalizador logo interditou o local

Vídeo de rato comendo croissant em padaria de Buenos Aires viraliza, e loja é fechada pela Vigilância Sanitária
(Fotos: Twitter/licrondamon/Reprodução)

 

Vídeo de um rato comendo croissant em uma padaria do bairro Congreso, em Buenos Aires, capital da Argentina, causou polêmica nas redes sociais na última terça (4/10). Após as imagens se tornarem virais, a Vigilância Sanitária fechou o estabelecimento na quarta (5/10).

A gravação foi originalmente compartilhada no Twitter pelo perfil @licrondamon com o seguinte comentário: "Condição sanitária? Ótima, obrigado". Com quase 890.000 visualizações, o vídeo gravado pela vitrine da loja mostra um rato enorme em mio aos croissants que estavam em uma prateleira da padaria.

Com a repercussão gerada pelo flagrante, a Agência Governamental de Controle de Buenos Aires, espécie de Vigilância Sanitária, informou na última quarta, por meio de mensagem no Twitter, que o estabelecimento tinham sido fechado na tarde anterior.

“Ontem fechamos a loja Las Manolas localizada na rua Moreno 1500 devido à graves violações de higiene e segurança. Foram encontrados excrementos de roedores e falta generalizada de higiene”, informou a autoridade argentina.

A publicação da agência inclui fotos do adesivo de interdição e das supostas provas da acusação de falta de higiene.

 

Vídeo de rato comendo croissant em padaria de Buenos Aires viraliza, e loja é fechada pela Vigilância Sanitária
A Agência Governamental de Controle de Buenos Aires interditou a padaria logo após a repercussão do vídeo do rato (Foto: Twitter/AGC_Control/Reprodução)

 

Em conversa com o site argentino Todo Notícias, uma funcionária que trabalha em um quiosque em frente à padaria falou que não sabia do problema e que tomam todas as precauções de higiene para que isso não aconteça. “Por enquanto não vimos nada, vendemos tudo embalado, não vendemos comida à granel. Os itens unitários são guardados em caixas herméticas”, explicou a mulher, que completou dizendo que ainda não tiveram visita de nenhum fiscal porque estão funcionando há apenas duas semanas.

Já o dono da padaria interditada, chamado de Manuel pelo site argentino, culpou a falta de higiene do bairro pela presença de ratos na Las Manolas. “Estamos em frente a um prédio da polícia, no coração da capital, um lugar muito sujo. Quando estamos em um lugar sujo assim, não importa o quanto você trabalhe, dedetize, limpe todos os dias, vai ter problemas. É igual ao que se pode ter em uma casa, mesmo que seja a mais limpa de todas”, comenta o comerciante ao Todo Notícias.'

A funcionária do quiosque concordou com Manuel e disse que são coisas que podem acontecer porque é uma área muito movimentada e cheia de edifícios. “Acho que temos ratos porque é cheio de prédios e pessoas. É um lugar muito central. Eu não acho que fizeram isso de propósito. Talvez não tenham visto e aconteceu por acidente”.

O dono da padaria Las Manolas citou uma possível causa para a presença do roedor: “Tivemos uma tentativa de assalto no fim de semana passado, em uma porta lateral, que ficou quebrada e deixamos aberta. Descobrimos que ratos entraram por ela. Não sabemos se foi um, dois, 10, não faço ideia. Então vimos quando foi filmado”.

Ele contou que conversou com a Vigilância Sanitária quando ela foi ao local ainda na terça (4/10). “Fechamos tudo e comecei a dar pelo local para fazer as devidas intervenções, limpar tudo e voltar a trabalhar e vender como costumávamos fazer”, diz Manuel, acrescentando que dedetizam o estabelecimento a cada 15 dias.