busca

Bizarrice

Onça parda ataca cachorro dentro de uma casa em Santiago, no Chile

Por João Paulo Martins  em 29 de janeiro de 2022

Após o ataque do puma, o bicho de estimação precisou ser sacrificado devido à gravidade dos ferimentos

Onça parda ataca cachorro dentro de uma casa em Santiago, no Chile
O Serviço Agropecuário do Chile capturou a onça parda (puma) que atacou o poodle em Santiago (Fotos: Twitter/sagchile/Reprodução)

 

Na última sexta (28/1) moradores na cidade de Lo Barnechea, região metropolitana de Santiago, no Chile, avistaram uma onça parda (puma) atacando um cachorro da raça poodle. Segundo o site chileno BioBio Chile, o pet precisou ser sacrificado devido à gravidade dos ferimentos.

O incidente ocorreu após o puma descer as montanhas que cercam a capital chilena (habitat do felino) e chegar á cidade, onde se deparou com o animal doméstico e o atacou.

O poodle estava no quintal da casa. De acordo com o BioBio Chile, a dona do bichinho de estimação, ao ver a cena, bateu na onça com pedaços de madeira, para que o felino soltasse o cãozinho.

"Ele soltou a cadela, nós a levamos ao veterinário. Infelizmente, nada pôde ser feito e ela teve que ser sacrificada", disse a dona do pet, citada pelo site chileno.

Após o incidente, a mulher ligou o Serviço Agropecuário do Chile (Servicio Agrícola Ganadero), bem como para o Zoológico Metropolitano. As autoridades ambientais conseguiram capturar o puma, que foi levado para o recinto dos felinos, onde passou por check-up médico.

"Se tiver alguma coisa, deve passar por todos os tratamentos médicos até a alta. O ideal é levá-lo de volta à natureza o quanto antes", comenta Alejandra Montalba, diretora do zoológico, citada pelo BioBio Chile.

Em virtude do incidente com a onça parda em Santiago, o Colégio Médico Veterinário do Chile (Colmevet), emitiu um comunicado na internet pedindo tranquilidade à população e que não se exponha a situações que as coloquem em risco.

"É muito importante que as pessoas saibam que esses avistamentos ocorridos no período de pandemia surgem porque essas áreas são os ambientes naturais onde os animais exploram e buscam alimentos. É o habitat deles, uma espécie protegida por lei. Por isso, o importante é estar atento, se precaver e não se expor, cuidar tanto dos cidadãos quanto da nossa fauna nativa", afirma Betsy Pincheira, coordenadora regional metropolitana da Colmevet, no comunicado.

O mesmo vale para o Brasil. No Paraná, recentemente, um puma foi capturado dentro de uma imobiliária na cidade de Goioerê.

Recomendações da especialista para casos de avistamentos de onça parda:

  • Se você vir o felino por perto, faça barulho a partir de um lugar seguro. Por exemplo, usando vasilhames numa janela. Essa ação irá assustá-lo devido à sua natureza tímida
  • Não se aproxime para registrar fotos ou vídeos
  • Proteja os animais de estimação, especialmente à noite