busca

Bizarrice

Dois macacos acusados da matança de 250 filhotes de cães são presos na Índia

Por João Paulo Martins  em 23 de dezembro de 2021

Segundo os mroadores de Lavool, os primatas são acusados de assassinar os cãezinhos por vingança, após um filhote de macaco ter sido morto por um cachorro

Dois macacos acusados da matança de 250 filhotes de cães são presos na Índia
(Foto: Wikimedia/Subhrajyoti07/Creative Commons)

 

Dois macacos que supostamente mataram centenas de filhotes de cachorro no estado de Maharastra, na Índia, foram capturados pela autoridade florestal.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os moradores da vila de Lavool, no distrito de Beed, em Maharastra, prenderam os macacos da espécie langur depois de testemunhá-los assassinando filhotes de cachorro, que eram levados para o alto das árvores e derrubados.

Os moradores alegaram que os primatas estavam cometendo “matanças por vingança” depois que cães mataram um macaco bebê.

“Nos últimos dois a três meses, houve incidentes em que os langures que perambulam pela área pegaram filhotes e os levavam para um local com altura considerável para jogá-los de lá. Pelo menos 250 cães foram mortos até agora”, diz um morador, citado pelo periódico britânico.

 

 

Além disso, os langures teriam deixado filhotes em telhados e árvores para morrerem por falta de comida e água. Os habitantes disseram que os macacos foram tão meticulosos que não deixaram um cachorro vivo na vila de Lavool.

Um funcionário da administração do distrito de Beed, citado pelo The Guardian, afirma que não há provas de que as ações dos primatas tenham sido motivadas por vingança.

“Dizem que a morte de um macaco bebê por cães enfureceu os primatas e que, em retaliação, estão matando os filhotes de cachorro. Mas não temos nenhuma prova para apoiar essa teoria. É o comportamento animal e não podemos saber por que eles estão agindo assim”, comenta o funcionário.

Como mostra o jornal britânico, os moradores já haviam denunciado os macacos ao departamento florestal depois que eles supostamente começaram a atacar as crianças da vila.

O departamento confirmou a captura de dois primatas supostamente culpados, que seriam soltos numa floresta próxima.

“Dois macacos envolvidos na morte de cães foram capturados por uma equipe do departamento florestal de Nagpur em Beed”, afirma Sachin Kand, oficial chefe, segundo o The Guardian.