busca

Bizarrice

Nova tendência do TikTok é a receita de frango cozido em xarope para tosse?

Por João Paulo Martins  em 22 de setembro de 2022

Suposta "trend" intitulada "NyQuil Chicken", da platafroma chinesa, que leva o xarope NyQuil, da marca Vick, gerou até reação do governo dos EUA

Nova tendência do TikTok é a receita de frango cozido em xarope para tosse?
O desafio do frango com xarope para gripe é apenas um meme do TikTok (Fotos: TikTok/Universebyu/Reprodução, TikTok/Creatorland/Reprodução e TikTok/Blackoppsninja/Reprodução)

 

A Vigilância Sanitária dos EUA, a US Food & Drug Administration (FDA), emitiu um alerta após uma suposta tendência criada no TikTok ter viralizado nas redes sociais. Imagens e vídeos mostram pessoas usando o xarope para tosse NyQuil, produzido pela farmacêutica americana Vick, para cozinhar frango, em vez de óleo. Essa trend seria intitulada “NyQuil Chicken”.

A FDA divulgou na última quinta (15/9) um comunicado alertando para os riscos dessa “receita”. “Trata-se de uma tendência das redes sociais que depende da pressão de colegas, com vídeos on-line de pessoas usando medicamentos sem receita médica e incentivando os espectadores a fazerem o mesmo. Esses conteúdos com desafios, que geralmente têm como alvo os jovens, podem prejudicar as pessoas – e até causar mortes”, alerta a Vigilância Sanitária americana.

O xarope NyQuil, que não é vendido no Brasil, contém acetaminofeno (paracetamol), bromidrato de dextrometorfano (antitussígeno) e doxilamina (antialérgico). Ele é indicado para aliviar os sintomas noturnos de resfriados, gripes e tosses.

 

Nova tendência do TikTok é a receita de frango cozido em xarope para tosse?
O xarope NyQuil para tosse, resfriado e gripe, não é vendido no Brasil (Foto: Vick/Divulgação)

 

No comunicado, a FDA acrescenta que, mesmo que você não coma o frango que foi cozido no medicamento de aparência azul-esverdeada, a substância ainda pode causar sérios danos a quem está cozinhando. Isso porque, ao jogar o xarope na panela quente, ele pode ser vaporizado.

“A fervura de um medicamento pode torná-lo muito mais concentrado e alterar suas propriedades. Mesmo que você não coma o frango, inalar os vapores da medicação enquanto cozinha pode fazer com que altos níveis da droga entrem em seu corpo”, alerta a US Food & Drug Administration.

A autoridade americana lembra ainda que esses vapores podem afetar os pulmões. “Simplificando: alguém pode tomar uma quantidade perigosamente alta de remédios para tosse e resfriado sem nem perceber”.

Apesar da preocupação gerada pela suposta trend do TikTok, o site americano Mashable lembra que não se trata de algo real. Essa é uma falsa tendência, na verdade, um meme, que ressurge de tempos em tempos na web. “Geralmente proliferada por um ou dois vídeos satíricos. Ninguém está dizendo que cozinhar frango no NyQuil é um remédio inteligente para resfriado. É uma merda, por completo. As pessoas realmente não estão fazendo isso”, diz o artigo do site americano.