busca

Bizarrice

VÍDEO: visitantes registram nuvem funil, típica de tornados, no meio do parque da Disney na Flórida

Por João Paulo Martins  em 16 de setembro de 2022

As cenas do fenômeno meteorológico, que é muito raro em Orlando (EUA), logo se tornaram virais nas redes sociais

VÍDEO: visitantes registram nuvem funil, típica de tornados, no meio do parque da Disney na Flórida
(Fotos: Facebook/AdamandKristen/Reprodução e Twitter/RealBoudreaux/Reprodução)

 

Até um dos lugares mais “mágicos” da Terra não é imune à força da mãe natureza. Na última quinta (15/9), quando gigantescas nuvens de tempestades se espalhavam pela região central da Flórida, criando rajadas de vento e chuvas fortes, uma nuvem de funil, típica da formação de tornados, foi registrada em plena Walt Disney World, em Orlando (EUA).

Segundo a emissora americana Fox Weather, os visitantes do parque gravaram o fenômeno meteorológico se formando acima do Epcot Center (atração futurista da Disney). As cenas da nuvem funil logo se espalharam pelas redes sociais e deixaram internautas impressionados, já que tornados são raríssimos na Flórida.

O céu escuro carregado com a nuvem de funil podia ser visto sobre a enorme bola da Spaceship Earth, o principal símbolo do Epcot na Disney World.

“Estávamos no Epcot para ir a um de seus shows. Somos residentes de Orlando há mais de 16 anos e nunca vimos nada parecido nessa área”, afirmam os criadores de conteúdo Adam e Kristen, que costumam gravar vídeos na Disney, citados pela emissora.

As nuvens baixas e carregadas chegaram na região sudoeste de Orlando por volta das 18h20, revela a Fox Weather, especializada em meteorologia.

 

 

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA chegou a emitir um alerta sobre a possibilidade de surgirem nuvens de funil na tempestade que se estendeu sobre a área metropolitana de Orlando.

“Esses tipos de nuvens de funil são inofensivos, mas em raras ocasiões, podem tocar rapidamente no solo, produzindo rajadas de vento acima de 80 km/h”, informa o órgão do governo americano.

Como a nuvem funil da Disney não tocou o solo, não ganhou a designação de tornado. Ainda assim, o radar doppler da emissora americana mostrou um sinal potencial de rotação nas nuvens. Mas o funil não progrediu e nem causou danos aos parques ou resorts próximos, mas criou uma grande comoção nos visitantes.

A Fox Weather lembra que a Flórida é o estado que mais registra tempestades nos EUA. Só a região central registra médias de mais de 80 dias com trovões e relâmpagos.

A recomendação dos meteorologistas é que, ao se observar uma nuvem de funil, a recomendação é se abrigar dentro de casa e comunicar o avistamento ao Serviço Nacional de Meteorologia.