busca

Bizarrice

Britânico vai para hospital com sintomas de gripe e volta sem braço, perna e dedos do pé

Por João Paulo Martins  em 13 de março de 2023

Junaid Ahmed achou que estava gripado e foi diagnosticado com sepse. Ele passou semanas em coma e precisou amputar partes do corpo

Britânico vai para hospital com sintomas de gripe e volta sem braço, perna e dedos do pé
Britânico ficou seis semanas em coma e precisou amputar o braço esquerdo e parte da perna direita após uma sepse (Fotos: Junaid Ahmed/Arquivo Pessoal/SWNS/Divulgação)

 

Um pai de família que vive em Ilford, na região metropolitana de Londres, no Reino Unido, achou que estava com sintomas de gripe, especialmente pela febre “ligeira alta”, foi até um pronto-socorro e acabou com o braço esquerdo e parte da perna direita amputados após lutar contra uma sepse (septicemia).

Segundo o site britânico Essex Live, Junaid Ahmed, de 35 anos, desmaiou pouco depois de chegar no hospital, passando seis semanas em coma lutando pela vida.

Casado e pai de dois filhos, o britânico acordou do coma ainda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e após ser diagnosticado com sepse. A grave infecção causou a perda da perna direita, do braço e do dedo do pé esquerdo. Agora, ele criou uma vaquinha online para arrecadar 100.000 libras (R$ 637.000) para adquirir um braço biônico para que possa voltar a abraçar os filhos.

“Eu tive febre por alguns dias que não dava sinal de melhora. Então decidi ir ao pronto-socorro local para verificar. A última coisa que lembro é de comer algo com minha esposa enquanto esperávamos pelo atendimento. Aparentemente, desmaiei e só fui acordar no hospital seis semanas depois […] Fiquei apavorado e muito confuso. Pouco depois, os médicos deram a notícia de que para ter uma melhor qualidade de vida, precisaria amputar a panturrilha direita, o antebraço esquerdo e dedos do pé esquerdo. Disse a eles que fizessem o que fosse preciso. Eu só queria viver para voltar para minha família, meus filhos e esposa”, conta Ahmed ao site britânico.

Britânico vai para hospital com sintomas de gripe e volta sem braço, perna e dedos do pé
(Foto: Junaid Ahmed/Arquivo Pessoal/SWNS/Divulgação)

O caso teve início em junho de 2022, quando Junaid foi parar no pronto-socorro do Queen's Hospital em Romford, também na Grande Londres, apresentando febre. Após colapsar, os médicos o diagnosticaram com sepse, o que causou falha no fígado, coração e pulmões, revela o Essex Live. Essa condição o deixou em coma induzido.

Duas semanas depois, ele foi transferido para o hospital da Universidade College de Londres, em Euston, para tentar salvar a vida dele. A sepse é uma condição em que o sistema imunológico responde de forma avassaladora a uma grave infecção, podendo causar danos em tecidos, falência de órgãos e até morte.

De acordo com o site britânico, os médicos acreditam que Junaid Ahmed tenha adquirido uma infecção devido a um procedimento cirúrgico realizado na coluna espinhal meses antes. Ele acordou na UTI do hospital universitário em julho de 2022, ao lado da esposa Rabia Ahmed, de 30 anos.

“Quando acordei, estava apavorado e muito confuso. Me sentia como um vegetal e não conseguia me mexer. Minha esposa, Rabia, estava ao meu lado e começou a explicar o que tinha acontecido […] Logo perguntei pelas crianças e ela me garantiu que estavam com meus pais em casa. Só queria lhes dar um grande abraço”, revela Junaid ao Essex Live.

A equipe médica disse que ele sofre uma linfoistiocitose hemofagocítica (HLH), doença rara causada por uma resposta hiperativa e anormal do sistema imunológico – o que agravou ainda mais os problemas de saúde. Como resultado da HLH, da baixa pressão arterial e da sepse, o britânico precisou passar por várias transfusões de sangue enquanto estava em coma.

Em setembro de 2022, Junaid Ahmed realizou duas cirurgias de amputação, que duraram quatro horas, e passou mais dois meses no hospital universitário, antes de iniciar a fisioterapia em novembro de 2022. “Cheguei ao centro de reabilitação em uma maca porque não conseguia me mexer", conta.

Ele recebeu uma prótese em janeiro deste ano e voltou para sua casa em Ilford, onde foi recebido por sua família. Até agora, a vaquinha virtual já conseguiu angariar 11.234 libras (cerca de R$ 71.500).