busca

Bizarrice

Aos 20 anos, morre Big Jake, o cavalo mais alto do mundo

Por João Paulo Martins  em 05 de julho de 2021

O animal de 2,1 m e mais de uma tonelada entrou para o Guinness Book em 2010 e vivia numa fazenda dos Estados Unidos

Aos 20 anos, morre Big Jake, o cavalo mais alto do mundo
Big Jake recebeu o título de cavalo mais alto do mundo em 2010 pelo Guinness Book of World Records (Foto: WMTV/NBC15/Reprodução)

O cavalo mais alto do mundo, conhecido como Big Jake, da raça belga, faleceu aos 20 anos na fazenda Smokey Hollow, em Poynette, Wisconsin (EUA). Com 2,1 m de altura, ele detém o recorde mundial do livro Guinness Book of World Records.

“Jake era um superstar e não estou dizendo isso apenas porque ele era nosso. Ele era realmente um animal magnífico e extremamente talentoso”, comenta o fazendeiro Jerry Gilbert, proprietário de Big Jake, em entrevista à emissora local WMTV.

Segundo Gilbert, o cavalo mais alto do mundo nasceu em Nebraska (EUA) com cerca de 108 kg, muito mais pesado que um potro da raça belga, que costuma ter 63 kg após o parto.

Em 2010, Big Jake foi certificado como o cavalo vivo mais alto do mundo pelo Guinness Book. Dos cascos aos ombros, o animal registrou 2,1 m e pesava 1,13 tonelada. Para o recorde, não foi contabilizada a altura até a cabeça.

Aos 20 anos, morre Big Jake, o cavalo mais alto do mundo
Big Jake e seu dono Jerry Gilbert tinham uma relação especial (Foto: WMTV/NBC15/Reprodução)

“Jake era um cavalo especial. Ele era um gigante gentil. Sabia que era especial e sempre que o mostrávamos, as pessoas ficavam surpresas com seu tamanho”, diz Jerry Gilbert à WMTV.

Infelizmente, Jake faleceu há algumas semanas. De acordo com seu proprietário, os cavalos ficaram quietos quando o amigo se foi. “Os cavalos sabem. Acho que eles têm seus próprios momentos de luto porque Jake era o centro das atenções por aqui. Ficou um grande vazio. Mas, parece que ele ainda está aqui”, afirma o americano à emissora local.

Jerry Gilbert conta ainda que sua relação com Big Jake ia além da que existe entre um dono e seu cavalo.

“Nosso relacionamento era especial. É incrível o que fazemos por esses animais. Eles são como nossos filhos. Cuidamos deles, os protegemos, estamos com eles todos os dias”, completa o fazendeiro.

Como homenagem ao gigante e amável cavalo, segundo a WMTV, a baia em que ele vivia ficará vazia e uma placa com sua foto e nome será colocada do lado de fora.