busca

Brasil

Leão-baio ou puma é flagrado por fazendeiro em Santa Catarina

Por João Paulo Martins  em 22 de junho de 2021

Considerado o segundo maior felino do Brasil, animal subiu numa árvore e foi registrado em vídeo por fazendeiro de Painel, na Serra Catarinense

Leão-baio ou puma é flagrado por fazendeiro em Santa Catarina
O leão-baio ou puma é o segundo maior felino do Brasil e vive nas regiões de pampa e Mata Atlântica (Foto: Facebook/redegazetaserrana/Reprodução)

Na última segunda (21/6), um fazendeiro que vive na cidade de Painel, na região serrana de Santa Catarina, flagrou um leão-baio (Puma concolor) em cima de uma árvore em sua propriedade. Segundo informação do portal G1, o produtor rural foi avisado pelos cachorros da fazenda e registrou o felino com seu celular.

"Eu estava trabalhando com o gado e os cachorros do serviço entraram em um capãozinho de mato e ele correu. Correu cerca de 50 m e os cachorros começaram a latir. Quando cheguei perto, ele estava lá em cima da árvore. Consegui fazer as imagens, mas o bicho é grande deu pra assustar", afirma Juliano Bertoni, que é engenheiro agrônomo, citado pelo portal de notícias da Globo.

Segundo o fazendeiro, o leão-baio desceu da árvore assim que ele e os cães se afastaram.

O registro em vídeo foi realizado por volta das 15h, informa o G1.

Espécie não tão comum

No Brasil, segundo artigo do site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o leão-baio é natural da Mata Atlântica e das regiões de pampa (similar à savana africana) no sul do Brasil.

"É o segundo maior felino do continente americano. Felino de grande porte, conhecido também como onça-parda ou suçuarana. Pesa aproximadamente 70 kg, com pelagem de bege acinzentada a avermelhada", diz o site da UFRGS.

Como é um predador do topo da cadeia alimentar no país, ele costuma comer roedores, lebres , tatus, veados, capivaras, aves, lagartos e até mesmo serpentes. "A fragmentação do seu habitat e consequentemente a caça são as principais ameaças à espécie", afirma o texto da universidade gaúcha.

Segundo o Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira, quando se fala em risco de extinção, o leão-baio é considerado uma espécie vulnerável.