Por João Paulo Martins  em 28 de dezembro de 2023

Réptil de apenas nove centímetros de comprimento vive perto numa região que engloba o norte do Vietnã

Nova espécie de iguana, que tem a língua laranja, é descoberta no sul da China
A nova e pequena espécie de iguana recebeu o nome de lagarto-de-jardim-de-wang (Calotes wangi) (Foto: Yong Huang, Hongyu Li et al./ZooKeys/Divulgação)

Cientistas acabam de descrever, em estudo publicado em 20 de dezembro na revista científica ZooKeys, uma nova espécie de iguana que possui a língua laranja.

Nova espécie de iguana, que tem a língua laranja, é descoberta no sul da China
A língua laranja da nova espécie é sua característica mais marcante (Foto: Yong Huang, Hongyu Li et al./ZooKeys/Divulgação)

“De 2009 a 2022, conduzimos uma série de pesquisas de campo no sul da China e coletamos uma série de indivíduos da espécie Calotes versicolor [lagarto-de-jardim-oriental], e descobrimos que a população do que pensávamos ser Calotes versicolor no sul da China e no norte do Vietnã era uma nova espécie não descrita e duas subespécies”, explica o pesquisador Yong Huang, da Universidade Guangxi de Medicina Chinesa, um dos autores do estudo, citado pelo site americano ScienceAlert.

A nova espécie recebeu o nome de lagarto-de-jardim-de-wang (Calotes wangi) e tem menos de nove centímetros de comprimento e uma de suas características mais curiosas é a língua laranja.

“Calotes wangi é encontrado em florestas subtropicais perenes de folhas largas e florestas tropicais de monções no sul da China e no norte do Vietnã, principalmente em áreas montanhosas, colinas e planícies nas bordas das florestas, terras aráveis, áreas arbustivas e até cinturões verdes urbanos”, diz Yong Huang.

Quando está em perigo, esse lagarto corre para se esconder nos arbustos ou sobe nos troncos das árvores. Durante a noite, ele costuma ficar deitado em galhos inclinados ou dormir perto dos galhos.

O lagarto-de-jardim-de-wang costuma ficar ativo de abril a outubro nas regiões temperadas e, nos trópicos, de março a novembro. Sua dieta inclui uma variedade de insetos, aranhas e outros artrópodes, de acordo com o ScienceAlert.

Os investigadores acreditam que, por enquanto, a nova espécie não está ameaçada de extinção, mas alertam que em algumas áreas o habitat está fragmentado. “Além disso, seus corpos são usados na medicina tradicional e eles também são consumidos por humanos”, escrevem os cientistas no artigo recém-publicado.

Nova espécie de iguana, que tem a língua laranja, é descoberta no sul da China