busca

Bem-Estar

Misturar anticoncepcional com anti-inflamatório pode aumentar risco de coágulo sanguíneo, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 09 de setembro de 2023

Cientistas encontraram um risco maior de tromboembolismo venoso em mulheres que tomavam pílulas combinadas e diclofenaco

Misturar anticoncepcional com anti-inflamatório pode aumentar risco de coágulo sanguíneo, diz estudo
(Foto: Freepik)

 

Estudo publicado na última quinta (7/9), na revista científica The BMJ, revela que tomar alguns dos anti-inflamatórios mais comuns ao mesmo tempo em que se está usando pílula anticoncepcional pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos.

Segundo a emissora britânica Sky News, os cientistas analisaram dados de dois milhões de mulheres e descobriram que o uso de ibuprofeno, diclofenaco e naproxeno, combinados com anticoncepcionais contendo progesterona e estrogênio, pode gerar um aumento nas chances de sofrer um coágulo no sangue.

Para as mulheres que usavam apenas progestagênio (conhecidos como “minipílula”), implantes ou dispositivo intrauterino (DIU) apresentaram risco menor do problema cardiovascular.

Apesar do baixo nível de perigo, os pesquisadores alertam que as mulheres devem ser informadas sobre a associação entre os anti-inflamatórios não esteroides e os hormônios contraceptivos.

Como mostra a emissora, o estudo usou registos médicos de dois milhões de mulheres de 15 a 49 anos, que viviam na Dinamarca entre 1996 e 2017, sem histórico de coágulos sanguíneos, câncer, histerectomia (remoção do útero) ou tratamento de fertilidade. Mais de meio milhão (529.704) delas tomavam pílulas anticoncepcionais e usavam os anti-inflamatórios, sendo o mais comum o ibuprofeno (usado por 60% das participantes), seguido pelo diclofenaco (20%) e pelo naproxeno (6%).

Foram registrados 8.710 coágulos sanguíneos durante uma média de 10 anos, e 228 (2,6%) das mulheres morreram 30 dias após o diagnóstico.

O uso de anti-inflamatórios não esteroides foi associado a quatro eventos de tromboembolismo venoso extras por semana para cada 100.000 mulheres que não usam hormônio contraceptivo; 11 eventos extras em mulheres que tomavam progestagênio, implante ou DIU; e 23 eventos extras nas participantes que usam pílulas combinadas.

O risco de coágulo sanguíneo foi maior entre as mulheres que tomavam diclofenaco, em comparação com o ibuprofeno e o naproxeno, revela o artigo recém-divulgado.

Apesar das descobertas, é importante lembrar que os cientistas não provaram a ligação entre os anti-inflamatórios e as pílulas anticoncepcionais, mas as mulheres precisam receber informações sobre os riscos. De qualquer forma, foram levados em contra fatores que poderiam ter influenciado os resultados, como idade, escolaridade, histórico de gravidez, cirurgia anterior, hipertensão e diabetes, de acordo com a Sky News.