busca

Bem-Estar

Johnson & Johnson faz recall de protetores solares com ingrediente cancerígeno

Por João Paulo Martins  em 15 de julho de 2021

Entre os produtos que possuem benzeno, mesmo que em baixos níveis, segundo a farmacêutica americana, estão filtros solares das marcas Neutrogena e Aveeno

Johnson & Johnson faz recall de protetores solares com ingrediente cancerígeno
Amostra do protetor solar Neutrogena Invisible Daily Defense em aerossol avaliada pela própria Johnson & Johnson estava com benzeno, substância potencialmente cancerígena (Foto: Johnson & Johnson/Divulgação)

A empresa farmacêutica americana Johnson & Johnson emitiu um recall de cinco protetores solares em aerossol das marcas Neutrogena e Aveeno depois que “baixos níveis de benzeno”, uma substância que pode causar câncer, foram detectados em algumas amostras deles.

A informação vale para o mercado americano e foi divulgada pela revista Newsweek nesta quinta (15/7).

Como o TrendsBR mostrou anteriormente, o laboratório independente Valisure, dos Estados Unidos, avaliou cerca de 300 protetores solares e descobriu que 27% continham benzeno.

Quatorze desses produtos (5%) possuíam a substância potencialmente cancerígena em níveis superiores a 2 ppm (partes por milhão), que é o limite recomendado pela Food and Drug Administration dos EUA, espécie de Vigilância Sanitária, para o uso de benzeno em medicamentos que não podem ser produzidos sem ele.

“A presença desse conhecido carcinógeno humano em produtos amplamente recomendados para a prevenção do câncer de pele e que são usados regularmente por adultos e crianças é muito preocupante”, comenta David Light, fundador e CEO da Valisure, citado pelo site de notícias científicas LiveScience.

De acordo com a Newsweek, os consumidores devem parar de usar os produtos afetados e descartá-los.

“Embora o benzeno não seja um ingrediente de nenhum de nossos produtos de proteção solar, ele foi detectado em algumas amostras de filtro solar em aerossol. Estamos investigando a causa desse problema, que é limitado a certos produtos de proteção solar em aerossol”, afirma a Johnson & Johnson, citada pela revista.

A farmacêutica diz ainda que a exposição diária aos níveis de benzeno detectados nos protetores solares em aerossol recentemente detectados não deve “causar consequências adversas à saúde”.

A Johnson & Johnson aconselha que os consumidores devem parar de usar os produtos específicos e descartá-los de forma adequada, segundo a Newsweek.

Aqui está a lista de filtros solares afetados:

  • Protetor solar em aerossol Neutrogena Beach Defense
  • Protetor solar em aerossol Neutrogena Cool Dry Sport
  • Protetor solar Neutrogena Invisible Daily Defense em aerossol
  • Protetor solar em aerossol Neutrogena Ultra Sheer
  • Aveeno Protect + Refresh protetor solar em aerossol

Vale lembrar que o recall é direcionado ao mercado americano e a empresa está organizando o recolhimento dos lotes afetados.