busca

Bem-Estar

Idosos acima de 80 anos que caminham 10 minutos por dia têm menos risco de morte, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 25 de agosto de 2022

Cientistas associaram a prática de atividade física moderada ao menor risco de mortalidade por todas as causas e por problemas cardiovasculares

Idosos acima de 80 anos que caminham 10 minutos por dia têm menos risco de morte, diz estudo
(Foto: Pixabay)

 

Uma caminhada diária de apenas 10 minutos pode ser suficiente para salvar a vida de idosos acima de 80 anos, sugere estudo que será apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, que será realizado em Barcelona, na Espanha, de 26 a 29 de agosto.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, a pesquisa envolveu mais de 7.000 octogenários e descobriu que aqueles que fizeram pelo menos uma hora de caminhada ao longo de uma semana tiveram taxas de mortalidade 40% menores do que os sedentários. O estudo examinou a associação entre o ato de caminhar e o risco de morte por todas as causas, inclusive problemas cardiovasculares, entre adultos com 85 anos ou mais, cadastrados no Programa Nacional de Triagem de Saúde da Coreia do Sul entre 2009 e 2014.

Os participantes preencheram um questionário sobre atividade física nos horários de lazer, respondendo quanto tempo gastaram a cada semana com caminhadas em ritmo lento, atividade de intensidade moderada, como ciclismo e caminhada rápida, e até exercícios mais vigorosos, como corrida. A idade média dos participantes foi de 87 anos, revela o The Telegraph, e mais de dois terços eram do sexo feminino.

Vale lembrar que, independentemente da idade, adultos são aconselhados a fazer pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana ou 75 minutos de atividade de vigorosa. Porém, como mostra o jornal britânico, apenas 66% dos homens e 58% das mulheres cumprem essas metas, com os níveis de atividade caindo especialmente na velhice.

No estudo atual, em comparação com indivíduos inativos, aqueles que caminharam pelo menos uma hora por semana tiveram de 40% menos risco de morrer por todas as causas e 39% menos chance de morrer por doenças cardiovasculares.

“Os adultos são menos propensos a cumprir as recomendações de atividade física à medida que envelhecem. Nosso estudo sugere que caminhar pelo menos uma hora por semana é benéfico para pessoas com 85 anos ou mais. Simplificando, caminhe por 10 minutos todos os dias. Andar está associado a uma menor probabilidade de morrer em adultos mais velhos, independentemente de fazerem ou não alguma atividade física de intensidade moderada a vigorosa”, afirma o pesquisador Moo-Nyun Jin, da Universidade Inje, em Seul, na Coreia do Sul, principal autor do estudo, citado pelo The Telegraph.

É importante ressaltar que o estudo analisou apenas um tipo de população e os resultados podem não se refletir para o restante dos idosos no mundo.