busca

Alimentação

Tomar bebidas açucaradas todo dia, como refrigerante, pode aumentar a queda de cabelo, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 07 de janeiro de 2023

Cientistas chineses associaram a ingestão regular de bebidas com açúcar adicionado ao aparecimento da alopecia

Tomar bebidas açucaradas todo dia, como refrigerante, pode aumentar a queda de cabelo, diz estudo
(Foto: Pixabay)

 

Estudo publicado na última segunda (1/1) na revista científica Nutrients, sugere que beber refrigerante regularmente pode aumentar as chances de ficar careca.

Como mostra o jornal americano New York Post, pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, descobriram que os voluntários que consumiam apenas um refrigerante por dia tinham risco 26% maior de sofrer queda de cabelo típica dos homens em comparação os que evitaram essas bebidas gasosas.

Mais especificamente, foi analisado o consumo de bebidas adoçadas com açúcar. A hipótese era que qualquer o alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir com a alopecia. Portanto, bebidas açucaradas, como isotônicos, refrigerantes e chás, devem ser descartadas se você quiser manter o cabelo.

Metade dos homens normalmente perdem o cabelo aos 50 anos, e 25% dos carecas veem os primeiros sinais da alopecia antes dos 21 anos, de acordo com o jornal americano.

No estudo recém-divulgado, cientistas investigaram a ligação entre o consumo de bebidas doces e a queda de cabelo masculina, por meio de questionários preenchidos por 1.028 voluntários, de 18 a 45 anos, todos moradores da China.

Os participantes responderam perguntas sobre calvície, hábitos alimentares e se apresentavam algum problema de saúde mental. Eles também foram questionados sobre a frequência de consumo de certos alimentos e bebidas, incluindo refrigerantes.

As respostas apontaram para uma “associação significativa” entre o alto consumo de bebidas açucaradas e a queda de cabelo nos homens, revela o New York Post.

Os investigadores chineses observaram o risco ainda maior com a ingestão excessiva de bebidas com açúcar adicionado pelos homens mais jovens.

“Doenças crônicas e mortes são tão vagas e distantes para os jovens que eles não estão dispostos a desistir da satisfação trazida pelas bebidas adoçadas com açúcar em prol de metas de saúde de longo prazo”, escrevem os autores.

Os pesquisadores concluíram ainda que o consumo de uma a três bebidas doces por semana pode aumentar o risco de queda de cabelo em 21%, enquanto beber de quatro a sete desses produtos toda semana pode elevar o risco em 26%.

Além da queda de cabelo, o estudo descobriu uma relação entre a ingestão de bebidas açucaradas e a saúde psicológica – potencialmente alimentando um ciclo vicioso de depressão e ansiedade agravado pela alopecia, informa o jornal americano.

Os voluntários que consumiram três refrigerantes por dia tinham um risco 25% maior de depressão. Eles também descobriram que os açúcares simples dessas bebidas estão associados ao aumento da ansiedade entre os participantes com 45 anos.

É importante dizer que o estudo foi observacional, sem relação de causa e efeito. Portanto, são necessárias pesquisas clínicas para entender o efeito real do consumo de refrigerante na perda de cabelo.