Alimentação
China: adolescente tem parada cardíaca e quase morre após dieta com laxantes e vegetais por 2 semanas
A jovem de 16 anos queria caber em um vestido que ganhou de aniversário

Uma notícia alarmante que vem da China: uma jovem de 16 anos sofreu uma parada cardíaca e precisou ser hospitalizada em estado crítico após fazer dieta radical. Segundo o jornal chinês Xiaoxiang Morning Herald, a adolescente quase morreu após comer pequenas porções de vegetais e ingerir laxantes por duas semanas, na tentativa de caber em um vestido que ganhou de aniversário.
Como mostra o periódico, Mei, de 16 anos, que vive na província de Hunan, no centro da China, precisou passar por um procedimento médico de emergência, que durou 12 horas, após ser hospitalizada em estado crítico devido à sua dieta extrema.
Por duas semanas, Mei viveu apenas com uma pequena quantidade de vegetais e à base de laxantes.
Ela foi internada após perder repentinamente a força nos membros e desenvolver falta de ar.
Exames mostraram que seus níveis de potássio no sangue caíram para níveis bem abaixo do normal.
Isso resultou em uma condição chamada hipocalemia grave, frequentemente causada por uma dieta pouco saudável.
Citado pelo Xiaoxiang Morning Herald, o médico Li, de Hunan, que não atendeu a jovem, explicou que dieta desequilibrada e desidratação podem reduzir drasticamente os níveis de potássio no corpo.
A hipocalemia grave pode causar insuficiência respiratória e parada cardíaca súbita, de acordo com o médico Peng Min, do Hospital Popular de Hunan, que fez parte da equipe que tratou de Mei.
Ele afirmou que, para obter potássio suficiente, as pessoas devem comer batatas, frango e bananas, além de beber bastante água todos os dias.
Por sorte, a adolescente se recuperou e, recentemente, recebeu alta hospitalar, conforme o jornal chinês.
Mei prometeu que nunca mais usaria métodos extremos para perder peso.