Alimentação
Se quiser evitar pesadelo ou sonhos bizarros, não coma doce, tome leite ou sorvete antes de dormir
Maioria dos entrevistados de estudo canadense associou problemas no sono ao consumo de doces e laticínios
Quando bate a fome tarde da noite, alguns alimentos devem ser evitados se você não quer ter sonhos estranhos e pesadelos vívidos. Estudo publicado no dia 30/6 desse ano, na revista científica Frontiers in Psychology, revela que derivados do leite, como queijo, iogurte e sorvete, se consumidos antes de dormir, podem, de fato, ter um significativo impacto no sono.
O neurocientista especializado em sonhos Tore Nielsen, da Universidade de Montreal, no Canadá, liderou o estudo que recrutou 1.082 estudantes de Psicologia da Universidade MacEwan, também canadense, para responderem uma pesquisa online que investigou seus hábitos alimentares, o tempo e a qualidade do sono e, claro, os tipos de sonhos e pesadelos que tinham. Também foi avaliada a percepção de como certos tipos de alimentos e o horário da refeição impactavam no sono e nos sonhos – caso tivessem algum impacto.

“As novas descobertas sugerem que mudar os hábitos alimentares para pessoas com sensibilidade a certos alimentos pode aliviar pesadelos. Também podem explicar por que as pessoas frequentemente culpam os laticínios pelos pesadelos”, disse Nielsen, citado pelo site americano de notícias científicas Science Alert.
Resultados
Apesar de apenas 5,5% dos entrevistados dizerem que o alimento consumido e o horário de seu consumo tinham afetado seus sonhos, os problemas no sono foram atribuídos a laticínios ou a doces. Como mostra o estudo canadense, 31% dos que tiveram sonhos perturbadores ou bizarros atribuíram isso a sobremesas ou doces, enquanto 22% culparam os laticínios, como queijo, leite e sorvete.
Os pesquisadores também descobriram uma importante ligação entre a intolerância à lactose e as alergias alimentares aos pesadelos e ao sono de má qualidade. Eles acreditam que isso possa ser explicado pelos gases e dores de estômago gerados pela má digestão, já que esses efeitos negativos interromperiam o sono, aumentando as chances de se ter sonhos vívidos.
“Pesadelos são piores para pessoas com intolerância à lactose que sofrem de sintomas gastrointestinais graves e cujo sono é interrompido. Isso faz sentido, porque sabemos que outros efeitos adversos no corpo podem afetar os sonhos. Pesadelos podem ser muito perturbadores, especialmente se ocorrerem com frequência, pois tendem deixar as pessoas em estado disfórico [sentimento persistente de desconforto, insatisfação, angústia ou mal-estar emocional]. Eles também podem levar ao estado de insônia. Ambos os sintomas podem privá-las de um sono reparador”, afirmou Tore Nielsen, citado pelo Sciente Alert.
Como era de se imaginar, o estudo da Universidade de Montreal descobriu ainda que pessoas com hábitos alimentares mais saudáveis, como evitar certas comida à noite, relataram melhor experiência nos sonhos que recordavam, enquanto aquelas que comiam besteiras antes de dormir tendiam a apresentar pesadelos mais intensos ou sonhos mais negativos.
É importante ressaltar que trata-se de uma pesquisa baseada em dados autorrelatados pelos estudantes universitários, não sendo necessariamente representativa da população em geral. Portanto, não foi avaliada a relação de causa e efeito entre comida e sonhos.