busca

Alimentação

Dia Mundial do Chocolate: quem tem diabetes pode comer chocolate amargo?

Por João Paulo Martins  em 07 de julho de 2022

Especialista cita alguns benefícios do chocolate com maior teor de cacau para o controle do açúcar no sangue

Dia Mundial do Chocolate: quem tem diabetes pode comer chocolate amargo?
(Foto: Freepik)

 

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. A guloseima pode ser reconfortante para os dias em que se precisa de algo para elevar o humor. O consumo de pequenas porções de chocolate amargo pode ajudar a saúde, mas será que vale para quem tem diabetes?

“Recomendações dietéticas recentes de especialistas em nutrição e diabetes realmente sugerem que você se entregue a este delicioso lanche devido às suas potenciais vantagens para a saúde. Mas antes de começar a adicionar chocolate às suas refeições, é importante levar em conta alguns aspectos”, diz Irfan Shaikh, consultor de assuntos médicos e científicos da farmacêutica americana Abbott, citado pelo site indiano Onmaronama.

Segundo o especialista, o chocolate amargo contém polifenóis, compostos naturais com propriedades antioxidantes que protegem o corpo. Essa substância pode aumentar a sensibilidade do organismo à insulina ou a eficácia dela. Isso favorece o controle de açúcar no sangue, retardando ou até prevenindo o aparecimento do diabetes.

 

Shaikh dá dicas para as pessoas escolherem o chocolate certo:

 

  • Escolha o chocolate amargo rico em polifenóis em detrimento de outros, porque a maior porcentagem de cacau traz vantagens para a saúde
  • Leia as informações nutricionais para garantir que esteja realmente adquirindo benefícios com o chocolate
  • Escolha chocolate amargo que tenha, pelo menos, tanta fibra quanto teor de açúcar
  • Verifique se o chocolate amargo recebeu tratamento alcalino, que torna o cacau menos amargo, já que reduz as propriedades benéficas
  • Opte por um chocolate menos processado
  • Coma com moderação. Se você comer muito, os níveis de açúcar no sangue podem flutuar em vez de serem controlados

Para quem tem diabetes, o especialista da Abbott diz ao Onmaronama que se a pessoa fizer monitoramento adequado da glicose, pode ocasionalmente consumir um ou dois pedacinhos de chocolate amargo como parte de uma dieta equilibrada.