busca

Saúde

Modelo de 39 anos morre após receber vacina da AstraZeneca

Por João Paulo Martins  em 25 de maio de 2021

Stephanie Dubois teve um “grave episódio trombótico” e morreu após ser vacinada com o imunizante da parceria da Universidade de Oxford com a biofarmacêutica AstraZeneca

Modelo de 39 anos morre após receber vacina da AstraZeneca
A modelo Stephanie Dubois apresentou sintomas de reação à vacina da Oxford-AstraZeneca e dias depois foi hospitalizada e morreu devido a um raro coágulo sanguíneo  (Foto: Instagram/sduboisartmodel/Reprodução)

Modelo britânica de 39 anos sofreu um coágulo sanguíneo raro e morreu dias depois de receber uma dose da vacina da Oxford-AstraZeneca.

Stephanie Dubois sofreu um “grave episódio trombótico” após ser imunizada na cidade de Paphos, no Chipre, segundo matéria divulgada pelo tabloide britânico The Sun nesta terça (25/5).

A modelo recebeu a primeira dose da AstraZeneca no dia 6 de maio e postou nas redes sociais. “Então, tomei a vacina hoje! Odeio agulhas, hoje não foi exceção. Agora me sinto horrível. Pizza e cama para mim”, diz Dubois, citada pelo jornal.

No dia 14 de maio, ela foi levada ao hospital com problemas respiratórios. “Acordei me sentindo bem e, de uma hora pra outra, tive tremores no corpo todo. Minhas articulações estavam travadas e eu lutando para respirar. Estava com frio até nos ossos, com dor de cabeça e tontura”, conta a modelo britânica nas redes sociais, citada pelo The Sun.

O tabloide revela que ela foi realizar o exame de covid-19 e deu negativo. “Ainda não explica qual é o problema. Talvez eu esteja tendo uma reação prolongada à minha dose de covid na semana passada”, afirma Stephanie Dubois.

Na última quarta (19/5), a modelo entrou em coma e “a expectativa é de que não sairia dele”, de acordo com Andrew Powers, um amigo da britânica, também citado pelo The Sun.

Stephanie Dubois sofreu uma hemorragia cerebral e morreu na tarde de sábado (22/5).

Autoridades de saúde do principal hospital estatal do Chipre, localizado na capital Nicósia, disseram que ela não tinha outros problemas de saúde.

Charalambos Charilaou, porta-voz do serviço de saúde cipriota, citado pelo tabloide britânico, disse que a morte da modelo será investigada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Em março, o Chipre suspendeu as aplicações das vacinas da Oxford-AstraZeneca enquanto se aguarda revisão da EMA. Alemanha, França e outros estados-membros da União Europeia seguiram o exemplo, mas voltaram a oferecer o imunizante dia 18 de março.

Apenas duas outras pessoas em Chipre desenvolveram coágulos sanguíneos após a vacinação com AstraZeneca, informa o The Sun. Ambos tinham problemas de saúde subjacentes e nenhum morreu.

Vale lembrar que a reação da modelo Stephanie Dubois é considerada muito rara. A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido diz que a incidência de coágulos sanguíneos com plaquetas baixas após a primeira dose do imunizante da Oxford-Astrazeneca é estimada em 10,5 para cada milhão de doses, e de cerca de uma em um milhão para a segunda dose.