busca

Saúde

Hérnia encarcerada: entenda o problema que matou o locutor Barra Mansa

Por João Paulo Martins  em 23 de novembro de 2021

O famoso locutor de rodeios passou por uam cirurgia de emergência para correção de uma hérnia que sofreu encarceramento; entenda!

Hérnia encarcerada: entenda o problema que matou o locutor Barra Mansa
O locutor de rodeios Barra Mansa morreu após cirurgia de retirada de hérnia encarcerada (Foto: Instagram/barramansaoficial/Reprodução)

Nesta terça (23/11), o radialista e locutor de rodeios José Rodrigues Pereira, mais conhecido pelo público como Barra Mansa, faleceu em São José do Rio Preto (SP) devido a complicações após realizar uma cirurgia de emergência para tratar uma hérnia encarcerada. A informação foi repassada pela assessoria do artista ao portal UOL.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), o encarceramento e o estrangulamento de uma hérnia (deslocamento de um órgão) são complicações incomuns, mas podem ocorrer especialmente no abdômen e especialmente em adultos.

"O encarceramento é caracterizado pela protusão [abaulamento] permanente, ou seja, o conteúdo herniário fica preso na hérnia, não reduz espontaneamente ou mediante manipulação. Pode estar associado a dor e não é uma emergência médica", informa a SBH em seu site oficial.

 

Hérnia encarcerada: entenda o problema que matou o locutor Barra Mansa

 

O problema, de acordo com a entidade médica, é que esse quadro pode evoluir para o chamado estrangulamento. "O estrangulamento ocorre quando o conteúdo herniário, geralmente parte do intestino, fica estrangulado no orifício da hérnia, ocasionando o comprometimento do fluxo de sangue, podendo evoluir para isquemia e gangrena", alerta a sociedade.

Geralmente, o paciente apresenta dor intensa e no caso da hérnia encarcerada com obstrução do intestino, a cirurgia de emergência está indicada, como pode ter sido o caso do locutor Barra Mansa.