busca

Cultura

Conheça a pintura de Maria Madalena que está sendo atribuída ao mestre renascentista Rafael

Por Da Redação  em 22 de setembro de 2023

A suposta obra inédita do pintor italiano teria sido criada em 1504, de acordo com especialistas que a apresentaram em uma conferência

Conheça a pintura de Maria Madalena que está sendo atribuída ao mestre renascentista Rafael
Suposta pintura inédita do mestre renascentista Rafael Sanzio (Foto: Ansa/Reprodução)

 

Em uma conferência internacional realizada recentemente em Pergola, na Itália, especialistas em arte anunciaram a descoberta de uma pintura que teria sido feita por um dos grandes mestres do Renascentismo (séculos XIV e XVII), Rafael Sanzio. Segundo o site católico Aleteia, a pintura, uma representação de Maria Madalena, traz o rosto de Chiara Fancelli, esposa de Perugino – mestre de Rafael.

O anúncio da obra inédita foi feito na conferência chamada Raphael Sanzio’s Vision of Perfection, como parte do estudo intitulado Raphael’s Magdalene, When the Pupil Superpass the Master (Madalena de Rafael, Quando o Pupilo Supera o Mestre, em tradução livre), que deve ser publicado na revista científica Open Science Art and Science.

A obra, que mede 46 por 34 cm e foi pintada num painel de madeira de choupo, é datada de 1504.

Essa suposta pintura de Rafael foi recebida com duras críticas por outros especialistas, de acordo com a Aleteia. Um artigo publicado pela revista italiana Finestre Sull’Arte considera a obra uma “atribuição equivocada”, e afirma que um dos especialistas participantes da conferência de Pergola é “conhecido por ter se lançado no passado em atribuições excessivamente imprudentes, todas elas depois vigorosamente rejeitadas pela crítica, como um desenho atribuído a Leonardo da Vinci.”

A Maria Madalena foi apresentada na conferência como sendo uma versão da famosa Madalena de Perugino, exposta no Palácio Pitti. Mas, como explica Finestre Sull’Arte, “é difícil que em 1504 […] Rafael tenha se dedicado a fazer uma cópia de Perugino [...] Igualmente impossível é que Perugino pinte uma cópia de Rafael. No máximo, então, a nova versão, de coleção particular, é uma réplica de Perugino.”