busca

Cultura

Aplicativo permite que usuário "interaja" com qualquer lembrança gravada em vídeo; confira!

Por João Paulo Martins  em 08 de março de 2023

Como em um filme futurista, usuários podem "reviver" o momento gravado em vídeo, como se pudessem interagir com amigos e familiares

Aplicativo permite que usuário "interaja" com qualquer lembrança gravada em vídeo; confira!
O aplicativo promete imersão em qualquer tipo de vídeo (Foto: Wistlabs.com/Reprodução)

 

Quem não gosta de guardar momentos preciosos por meio de vídeos? Mas o designer americano de softwares Andrew McHugh decidiu ir além e criou o aplicativo Wist, por enquanto exclusivo para iPhone, que permite que usuários “vivenciem” gravações antigas como se fossem memórias em 3D imersivas. A interação é feita por meio de celulares habilitados com a tecnologia AR (realidade aumentada) ou por meio de headset de realidade virtual.

“Minha avó morreu quando eu estava no ensino médio. Tenho alguns flashes de memória daquela época, mas não lembro muito bem. [Com o Wist] é o mesmo que estar lá…”, comenta o designer em entrevista á versão italiana da revista Wired.

Como funciona o aplicativo? Segundo a revista, o Wist pega um vídeo da galeria do sistema iOS e, em seguida, transforma as imagens 2D em uma experiência 3D imersiva. McHugh explica que o aplicativo é capaz de coletar dados 3D da gravação original, incluindo profundidade, cor e informações de áudio. Depois que o conteúdo é transformado em memórias espaciais, os usuários podem usar a realidade aumentada do iPhone ou um headset de realidade virtual para “interagir” com o ambiente. As memórias criadas pelo Wist podem ser experimentadas individualmente ou compartilhadas com amigos e familiares – desde que todos tenham telefone da Apple.

No vídeo de divulgação do aplicativo, é possível ter uma prévia de como as memórias são inseridas no ambiente em que o usuário está. Parece até cenas de filmes de ficção científica, que retratam o futuro distante.

O Wist ainda não está disponível na loja App Store da Apple, mas os interessados podem se cadastrar na whitelist (lista de espera), por meio deste questionário.