busca

Ciência

Tapa no visual a 425 km de altitude: vídeo mostra astronautas chineses cortando cabelo na estação espacial Tiangong

Por Da Redação  em 21 de dezembro de 2023

Corte é feito com aparelho especial para evitar que resíduos soltem e fiquem voando na estação, podendo afetar os equipamentos

Tapa no visual a 425 km de altitude: vídeo mostra astronautas chineses cortando cabelo na estação espacial Tiangong
Astronautas chineses usaram um equipamento especial que suga o cabelo durante o corte (Foto: China Manned Space/Reprodução)

  
Os astronautas chineses da missão Shenzhou 17 também se preocupam com o visual, enquanto realizam as obrigações diárias na estação espacial Tiangong, onde chegaram em 26 de outubro deste ano.

Como mostra o site americano Space, o comandante da missão, Tang Hongbo, e os novos tripulantes, Tang Shengjie e Jiang Xinlin, ajudaram uns aos outros na hora de cortar o cabelo a bordo da Tiangong. Isso pode ser visto no vídeo divulgado pela China Manned Space (CMS), agência governamental chinesa de voos espaciais tripulados.

As imagens mostram Tang Shengjie cortando o cabelo de seu colega Jiang Xinlin usando um dispositivo inteligente que também funciona como aspirador de pó. O aparelho suga o cabelo para minimizar o risco potencial de resíduos ficarem voando dentro da estação e acabarem obstruindo algum equipamento importante.

A gravação também mostra Tang Hongbo usando toucas de banho especiais para lavar o cabelo. A primeira contém xampu, que é aplicado no cabelo. A segunda touca contém água para limpar e enxaguar as madeixas, que, em seguida, são secas com toalha.

A tripulação da Shenzhou 17 assumiu o controle da Tiangong em substituição aos colegas da missão Shenzhou 16, que partiu depois de ter ficado mais de 50 dias em órbita.

Como explica o Space, o trabalho diário dos astronautas chineses inclui a movimentação de equipamentos para fora da estação espacial para experimentos, gerenciamento de equipamentos e manutenção de instalações científicas para pesquisas de longo prazo.

A tripulação deve permanecer a bordo do Tiangong por cerca de seis meses. Espera-se que eles recebam a missão de reabastecimento de carga Tianzhou 7 em janeiro de 2024.