busca

Ciência

Satélites da SpaceX e da OneWeb quase se chocaram no espaço na última sexta

Por João Paulo Martins  em 10 de abril de 2021

Incidente envolveu 36 satélites da OneWeb e os do sistema Starlink, de internet, da SpaceX

Satélites da SpaceX e da OneWeb quase se chocaram no espaço na última sexta
(Foto: Pixabay)

Satélites da empresa aeroespacial SpaceX, fundada pelo bilionário sul-africano Elon Musk, e da OneWeb, que tem participação da fabricante de aviões Airbus, quase colidiram em órbita na última sexta (9/4), de acordo com relatórios divulgados pelo site americano The Insider.

Como mostra o site, esse foi o primeiro incidente que quase resultou nas colisões entre as duas empresas que tentam aumentar suas redes de transmissão de internet banda larga no espaço – usando minissatélites que orbitam em "baixa" altitude.

O evento da última sexta (9/4) ocorreu depois que a OneWeb lançou um novo lote de 36 satélites e teve que desviá-los de uma série de minissatélites da Starlink para alcançar a órbita desejada, informa o The Insider.

O site afirma que “alertas vermelhos” foram enviados do 18º Esquadrão de Controle Espacial da Força Espacial dos Estados Unidos para ambas as empresas. A agência governamental percebeu os satélites estavam separados por apenas 58 m. Uma colisão teria enviado centenas de pedaços de destroços pelo espaço, o que poderia causar novas colisões com outros objetos próximos.

Os satélites da OneWeb operam numa órbita de cerca de 550 km acima dos dispositivos Starlink, da SpaceX, explica o The Insider. Isso significa que todos os lançamentos da OneWeb devem passar pelo “mar de minissatélites” da SpaceX.

Como mostra o site americano, enquanto as equipes das duas empresas de tecnologia tentavam se coordenar, a SpaceX desativou seu sistema automatizado de prevenção de colisões, que é operado por IA (inteligência artificial), para dar à OneWeb a oportunidade de tirar seus satélites do caminho. A informação foi dado por Chris McLaughlin, chefe de governo, regulamentação e engajamento da OneWeb, citado pelo The Insider.