busca

Ciência

Raros crocodilos albinos nascem no parque Wild Florida nos EUA

Por João Paulo Martins  em 23 de agosto de 2021

Apenas dois em cada 200 nascimentos de crocodilos resultam em indivíduos com albinismo ou despigmentação

Raros crocodilos albinos nascem no parque Wild Florida nos EUA
As chances de nascerem crocodilinhos albinos são de duas para cada 200 nascimentos (Foto: Facebook/Wildfloridairboats/Reprodução)

Considerado um evento raro, dois crocodilos albinos nasceram na semana passada no parque Wild Florida Drive-thru Safari Park, em Kenansville, Flórida (EUA).

Em vez de apresentarem a pele cinza-esverdeada escura, típica da espécie, os filhotes de crocodilo americano nasceram sem pigmentação, com olhos e garras também de cor clara.

Segundo informação divulgada pelo site da revista americana Smithsonian, as chances de os bichinhos serem albinos são de duas em cerca de 200 ovos eclodidos no mundo.

“Estamos muito animados em temos esses carinhas agora. Estamos cuidando muito bem deles, nos certificando de que estão indo saudáveis e, em breve, os teremos em exibição também”, diz Andrew Biddle, treinador de crocodilos do Wild Florida, citado pela revista.

Como mostra a Smithsonian, o albinismo ocorre quando há uma mutação genética herdada dos pais e pode aparecer em plantas, animais e humanos. Essa alteração dos genes interrompe a produção de melanina, responsável pela pigmentação de pele, pelos e olhos.

Esse é o segundo grupo de filhotes albinos que nasceram no parque da Flórida, filhos da crocodilo fêmea Snowflake, de 27 anos, e do macho Blizzard, de 16, que também compartilham a condição, de acordo com a publicação americana.

Os novos filhotes fazem parte de uma ninhada de 18 ovos que foram transferidos para uma incubadora, onde a equipe de crocodilos do parque passou a monitorar cuidadosamente o progresso dos répteis. Até agora, apenas dois dos 18 ovos eclodiram, relata a Smithsonian.

“Estamos orgulhosos de nossos pais albinos, os crocodilos Snowflake e Blizzard, e de nossa equipe por ajudar esses filhotes. Com nossa equipe supervisionando os ovos, esperamos que os crocodilos ajudem a envolver mais visitantes, locais e turistas, em seu meio ambiente”, comenta  Sam Haught, coproprietário do Wild Florida, em comunicado citado pela revista.

Mesmo sob cuidados humanos, os crocodilos albinos tendem a viver menos e com mais complicações de saúde. Normalmente, um crocodilo americano pode chegar à casa dos 70 anos, mas o jacaré albino mais velho já registrado morreu com apenas 25.

O problema é que eles não têm defesa contra a luz ultravioleta do sol. Por isso, o parque da Flórida projetou um habitat com maior quantidade de sombra para minimizar a exposição aos raios danosos, diz a Smithsonian.