Raro ovo de dinossauro com embrião é descoberto na China

Por João Paulo Martins  em 22 de dezembro de 2021

O fóssil do oviraptorossauro de 66 milhões de anos foi encontrado na região de Ganzhou

Raro ovo de dinossauro com embrião é descoberto na China
O oviraptorossauro está dentro do ovo na mesma posição que as aves modernas usam antes de eclodirem (Foto: Lida Xing, Kecheng Niu et ali/iScience/Divulgação e Julius Csotonyi/University of Birmingham/Divulgação)

Um estudo publicado na última terça (21/12), na plataforma científica iScience, traz a descoberta de um embrião de dinossauro de cerca de 66 milhões de anos. O fóssil extremamente raro foi encontrado em Ganzhou, no sul da China.

De acordo com a emissora estatal britânica BBC, os cientistas acreditam que seja um dinossauro terópode desdentado, ou oviraptorossauro, e foi batizado de “bebê Yingliang”.

Assim como num ovo de galinha prestes a eclodir, o fóssil contém o embrião em posição enrolada conhecida como “dobrar”, que é um comportamento comum a pássaros pouco antes de eclodirem.

“É o melhor embrião de dinossauro já encontrado na história. Ele indica que esse comportamento em pássaros modernos evoluiu primeiro e se originou entre seus ancestrais dinossauros”, afirma o pesquisador Fion Waisum Ma, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, um dos autores do estudo, citado pela BBC.

Segundo a emissora, oviraptorosaurs, que significa “lagartos ladrões de ovos”, eram uma espécie de dinossauros com penas que viveram no que hoje é a Ásia e a América do Norte durante o período do Cretáceo Superior – entre 100 milhões a 66 milhões de anos atrás.

O bebê Yingliang mede 27 cm de comprimento da cabeça à cauda e repousa dentro de um ovo de 17 cm, que, agora, está sob a responsabilidade do Museu de História Natural Yingliang Stone, na China.

O ovo foi descoberto no ano 2000, mas ficou guardado por 10 anos. Só quando as obras de construção de modernização do museu começaram e os fósseis antigos estavam sendo separados que os pesquisadores voltaram sua atenção para o ovo, que suspeitaram conter um embrião.

Parte do corpo do dinossauro ainda está coberto por rochas e os pesquisadores usarão técnicas de varredura avançadas para criar uma imagem de todo o seu esqueleto.