Pele do peixe-boi-marinho possui 500 mil vermes

Por João Paulo Martins  em 27 de fevereiro de 2021

Cientistas encontram três novas espécies de nematoides vivendo no simpático mamífero marinho nativo da Flórida (EUA)

Pele do peixe-boi-marinho possui 500 mil vermes

Os nematoides são vermes normalmente microscópicos (embora alguns sejam assustadoramente grandes) que se adaptaram a uma variedade de ambientes, desde o frio congelante da Antártica até o interior do nosso intestino.

Um estudo publicado em janeiro na revista científica Scientific Reports mostra que o peixe-boi-marinho adulto, nativo da Flórida, nos Estados Unidos, pode ter 500 mil desses vermes na pele, incluindo espécies inéditas.

A pesquisa relata que três tipos de nematoides – dois até então desconhecidos – foram encontrados em amostras de pele dos peixes-boi-marinhos.

Vale lembrar que a epiderme dos mamíferos que vivem no mar pode hospedar muitas criaturas.

“É como a pele do elefante. Existem vários pequenos cantos, fendas e poros, além de minúsculos pelos finos com cerca de uma 2,54 cm de distância. Então há muitos lugares para organismos microscópicos viverem, se prenderem e as algas crescerem”, afirma a pesquisadora Cathy Beck, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, coautora do estudo, citada pelo jornal americano The New York Times.

Espécie rara de verme

Apesar de terem esse universo de micro-organismos vivendo na pele, de acordo com os cientistas, é surpreendente encontrar nematoides conhecidos como diplogastrídeos, uma família raramente detectada em vertebrados ou animais de ecossistemas marinhos. Eles frequentemente desenvolvem relações parasitárias ou simbióticas com insetos.

As amostras foram examinadas no microscópio e, em seguida, o DNA dos vermes foi extraído. As novas espécies de nematoides tinham dentes grandes – talvez para comer outros indivíduos ou algas.

O artigo recém-publicado especula que a espécie C. manati e uma outra, anteriormente não identificada que eles chamaram de “cauda longa”, podem usar suas caudas alongadas como âncoras para enfrentar as ondas.

Ainda são necessários novos estudos para que sejam feitas as descrições formais das duas novas espécies de nematoides encontradas no peixe-boi-marinho da Flórida.

Os cientistas acreditam que esses vermes são especialmente adaptados para procriar nas estruturas da pele do mamífero marinho porque, para eles, são tão altas quanto as árvores para as pessoas.

Todos os três novos tipos de nematoides de peixe-boi foram encontrados em todas as amostras obtidas em 2018 e 2019, mas nenhuma lesão de pele foi encontrada nos animais. Isto, segundo os autores, indica que é improvável que os vermes estejam prejudicando seus hospedeiros. Talvez, eles sugerem, os micro-organismos são transmitidos entre os peixes-boi como ácaros da pele humana.