Nova espécie de aranha descoberta na Austrália recebe nome do ator Tom Hardy e do personagem Venom

Por Da Redação  em 14 de setembro de 2023

A escolha do nome Venomius tomhardyi se deve às manchas pretas no abdômen do aracnídeo

Essa é a nova espécie de aranha intitulada Venomius tomhardyi (Foto: Giullia de F. Rossi et al./Evolutionary Systematics/Divulgação)

O ator britânico Tom Hardy ganhou fama em 2018 ao estrelar o filme Venom, baseado no personagem da Marvel, do universo dos quadrinhos do Homem-Aranha. Agora, o artista ficará ainda mais conhecido ao dar nome a uma nova espécie de aranha, que foi chamada de Venomius tomhardyi, que é endêmica da ilha da Tasmânia, na Austrália.

Os responsáveis pela descrição do aracnídeo foram os cientistas Giullia Rossi, Pedro Castanheira e Volker Framenau da Universidade Murdoch, na Austrália, e Renner Baptista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles assinam o artigo publicado em 4 de setembro deste ano na revista científica Evolutionary Systematics.

Tom Hardy ficou famoso por interpretar o personagem Venom, da Marvel, no cinema (Foto: Columbia Pictures/Marvel Entertainment/Reprodução)

Na telona, Tom Hardy interpretou Eddie Brock e seu alter ego Venom, um anti-herói intimamente associado ao Homem-Aranha, em dois filmes da Marvel. As distintas manchas pretas no abdômen da aranha lembraram aos cientistas da cabeça do personagem Venom, e decidiram escolher o nome incomum.

Como explica o site de notícias científicas EurekAlert, o novo aracnídeo é da família que constrói teias circulares para capturar presas e se distingue de outras espécies pelo comportamento de criar buracos forrados de seda nos galhos das árvores para servirem de abrigo, bem como possui genitálias diferenciadas.