busca

Ciência

Flor em Marte? Veja a estrutura estranha fotografada pelo robô Curiosity

Por Da Redação  em 01 de março de 2022

Apesar de parecer com talos de uma planta, o rover da Nasa capturou nada mais que um aglomerado de minerais

Flor em Marte? Veja a estrutura estranha fotografada pelo robô Curiosity
O aglomerado de minerais na superfície de Marte parece uma planta (Foto: Nasa/JPL-Caltech/MSSS/Kevin M. Gill/Divulgação)

 

O robô espacial (rover) Curiosity, da Nasa, tirou uma foto bastante intrigante esta semana na superfície de Marte. Embora o objeto em questão pareça uma pequena flor ou talvez até algum tipo de organismo vivo, a equipe de cientistas, segundo o site americano SciTechDaily, confirmou que a estrutura é uma formação mineral, gerada pela ação da água.

O Curiosity já registrou esse tipo de estrutura antes. Ela é chamada de aglomerado de cristais diagenéticos (recombinação ou rearranjo de minerais), revela o site. Sua característica única cria aglomerados de cristais tridimensionais, provavelmente feitos de uma combinação de minerais.

A cientista do projeto Curiosity, Abigail Fraeman, divulgou uma publicação no Twitter informando que essas estruturas, que já foram vistas anteriormente, são feitas de sais chamados sulfatos.

 

 

A partir de estudos de formações de aglomerados de minerais como o recém-registrado em Marte, como mostra o SciTechDaily, pesquisadores descobriram que, originalmente, os elementos estavam embutidos em uma rocha, que foi erodida com o tempo. Os aglomerados minerais, no entanto, parecem ser resistentes à erosão.

Outro nome para essas estruturas é concreção. Na imagem obtida pelo robô Curiosity, existem algumas do tipo redonda, situadas ao lado da que se parece com uma flor.

A equipe do rover descobriu a estrutura na última segunda (28/2) e a chamou de “Blackthorn Salt”. Eles usaram a câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI), instalada no robô, para tirar as imagens em close. O aparelho fotográfico é uma espécie de lente de aumento, que geólogos geralmente carregam quando fazem pesquisa de campo. As imagens em close-up da MAHLI revelam os minerais e texturas nas superfícies das rochas.