busca

Ciência

Espaçonave Starship, da SpaceX, pode entrar em órbita já em março, diz Elon Musk

Por João Paulo Martins  em 11 de fevereiro de 2022

A nave espacial de 120 m deverá ser usada para levar astronautas à Lua e, em breve, para iniciar a colonização de Marte

Espaçonave Starship, da SpaceX, pode entrar em órbita já em março, diz Elon Musk
Com 120 m de altura, a Starship é a esperança da SpaceX para grandes missões espacias (Foto: SpaceX/Reprodução)

 

O empresário e bilionário sul-africano Elon Musk, fundador da empresa aeroespacial SpaceX, disse na última quinta (10/2) que o primeiro voo orbital de sua gigantesca espaçonave Starship (foguete mais poderoso já construído) pode acontecer em março ou abril.

Segundo a emissora americana NBC, Musk prevê falhas, mas está confiante de que a espaçonave de 120 m de altura chegará à órbita da Terra até o final deste ano.

O bilionário estava ao lado do foguete, no centro de lançamentos da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA), quando falou sobre a Starship. “Vamos tornar isso real! É realmente uma coisa doida aqui. Na verdade, difícil de acreditar que é real”, comenta, citado pela emissora.

De acordo com a NBC, a Nasa planeja usar a espaçonave de Elon Musk, que é reutilizável, para levar astronautas até a Lua já em 2025. Enquanto isso, a SpaceX pretende produzir uma frota de Starships para, em breve, iniciar a colonização de Marte, transportando equipamentos e pessoas para lá.

Por enquanto, os voos iniciais da enorme espaçonave ajudariam a colocar em órbita os satélites de internet banda larga da Starlink, empresa também fundada por Musk.

“Provavelmente haverá alguns obstáculos na estrada, mas queremos resolver isso com missões de satélite e de teste, antes de colocar pessoas a bordo”, afirma o empresário sul-africano, citado pela emissora americana.

A SpaceX está aguardando aprovação da Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration ou FAA) dos Estados Unidos antes de prosseguir com a próxima fase da Starship: entrar em órbita. Elon Musk explica que espera o sinal verde em março e que, até lá, o foguete deve estar pronto para decolar.

Conforme a NBC, se a FAA exigir mais detalhes sobre possíveis impactos ambientais ou surgirem ações judiciais contra as decolagens em Boca Chica, no Texas, a SpaceX pode levar os lançamentos das naves estelares para o Centro Espacial Kennedy, da Nasa, no estado da Flórida. Mas isso atrasaria o primeiro lançamento orbital em mais de meio ano, diz Musk.

Além do Cabo Canaveral, na Flórida, e do extremo sul do Texas, as espaçonaves podem ser lançadas de plataformas oceânicas flutuantes em qualquer lugar do mundo, segundo o bilionário sul-africano. Ele prevê a possibilidade de até três lançamentos diários de naves estelares, com estações de reabastecimento no espaço para missões mais distantes, como Marte. O primeiro teste de reabastecimento pode acontecer até o final do próximo ano, aponta Elon Musk, citado pela emissora.

Até agora, a SpaceX contava com seus foguetes Falcon, muito menores, para lançar satélites, bem como astronautas e carga para a Estação Espacial Internacional, a pedido da Nasa.