Por João Paulo Martins  em 21 de setembro de 2023

Cientistas ficaram impressionados com a atitude dos répteis em relação ao filhote de cachorro, e não sabem explicar por que os predadores não comeram o pet

Crocodilos demonstram “empatia” e “ajudam” vira-lata caramelo na Índia
Cientistas afirmam que os crocodilos induziram o cãozinho a ir para um lugar seguro (Utkarsha Chavan & Umesh Awadootha/Journal of Threatened Taxa/Divulgação)

Na Índia, não é incomum ver crocodilos atacando cachorros que estejam nas margens de rios. Porém, em estudo publicado na edição de agosto do periódico científico Journal of Threatened Taxa, cientistas relatam o caso de um cachorro vira-lata caramelo que parece ter sido ajudado pelos perigosos répteis.

Como mostra o site americano Insider, os cientistas que estavam estudando o comportamento dos crocodilos no rio Savitri, em Mahad, no estado indiano de Maharashtra, não sabem explicar por que os répteis não comeram o cão.

No caso em questão, o vira-lata caramelo, que aparentemente teria se afastado de sua matilha, estava fugindo da perseguição de cães selvagens e decidiu se refugiar no rio Savitri. O problema é que o filhote se aproximou de três crocodilos adultos que nadavam nas proximidades.

Crocodilos demonstram “empatia” e “ajudam” vira-lata caramelo na Índia
Crocodilos do rio Savitri, na Índia, teriam demonstrado comportamento de empatia em relação a um filhote de cachorro (Fotos: Utkarsha Chavan & Umesh Awadootha/Journal of Threatened Taxa/Divulgação)

Os répteis logo notaram o cachorro e se aproximaram dele, mas não como se quisessem atacá-lo, afirmam os pesquisadores, citados pelo site americano, embora o pet estivesse “dentro do alcance de ataque”.

Em vez disso, o estudo descreve o comportamento dos crocodilos em relação ao cão como sendo “dócil” e de “ajuda”, já que eles afastaram o “amigo” para uma área em que não estaria mais vulnerável ao ataque dos cachorros selvagens.

“Esses crocodilos estavam na verdade tocando o cachorro com o focinho”, relataram os cientistas, acrescentando que os crocodilos “aparentemente o cutucaram e o escoltaram para um local seguro”.

Embora não se tenha uma resposta definitiva sobre o que realmente aconteceu no rio indiano, os pesquisadores, de acordo com o Insider, argumentam que os crocodilos são mais avançados cognitivamente do que se imagina, e que esse comportamento em relação ao vira-lata caramelo pode ser um sinal de “empatia”.