Cientistas revelam um titanossauro de 25 metros de comprimento que viveu na Espanha

Por Da Redação  em 05 de outubro de 2023

A nova espécie foi chamada Garumbatitan morellensis e teria vivido há 122 milhões de anos

Representação artística do novo titanossauro achado na Espanha, o Garumbatitan morellensis (Foto: Twitter/PD_Mocho/Reprodução)

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de dinossauro saurópode (pescoço comprido) na cidade de Morella, província de Castellón, na Espanha. Com 11 m de altura e 25 m de comprimento, o animal recebeu o nome Garumbatitan morellensis e pertence ao grupo dos titanossauros. O nome Garumbatitan significa “o gigante Garumba”, em referência ao relevo da área onde foi descoberto.

Os ossos do novo titanossauro foram descobertos entre 2005 e 2008 (Foto: Twitter/PD_Mocho/Reprodução)

Segundo a versão espanhola da revista Wired, o dinossauro viveu na Península Ibérica há aproximadamente 122 milhões de anos, durante o período Cretáceo Inferior. Os cientistas determinaram que o herbívoro vivia em um ecossistema pantanoso, semelhante a um delta, com vegetação abundante e grandes florestas. Os fósseis do novo saurópode foram encontrados no sítio Sant Antoni de la Vespa, em Morella, entre 2005 e 2008.

Após anos de estudos, os paleontólogos conseguiram identificar e reconstruir com precisão duas patas do gigantesco dinossauro. O fêmur mede quase dois metros de comprimento e as vértebras que compõem a coluna podem ter mais de um metro de largura.

(Foto: Twitter/PD_Mocho/Reprodução)

Dinossauros do grupo titanossauros, incluindo o Garumbatitan morellensis, foram encontrados em todos os continentes do mundo. A distribuição dos fósseis sugere que esses saurópodes se moviam pelos supercontinentes, como o Gondwana. Embora não fossem presas comuns de predadores, eles teriam desenvolvido hábitos nômades devido à alta demanda energética de seus corpos.

A nova espécie foi descrita em artigo publicado no periódico científico Zoological Journal of the Linnea Society.