Asteroide maior que o novo World Trade Center passará "perto" da Terra na próxima segunda, 12 de junho

Por João Paulo Martins  em 06 de junho de 2023

A rocha espacial tem entre 310 e 830 m de diâmetro e nos visitará à distância segura de cerca de três milhões de quilômetros

Um asteroide de 310 a 830 m de diâmetro, maior que o arranha-céu One World Trade Center, em Nova Iorque (EUA), que é considerado “potencialmente perigoso” pela Nasa, passará nas proximidades da Terra na próxima segunda (12/6).

Como explica a emissora americana Fox Weather, o asteroide 1994 XD não vai gerar preocupação com essa aproximação, já que não tem chance de atingir nosso planeta. Ele é considerado “potencialmente perigoso” devido à sua órbita ao redor do Sol, que está dentro da distância mínima considerada pela agência espacial americana para possível risco à Terra.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (Near Earth Objects) da Nasa usa simulação por computador para determinar as órbitas de asteroides e cometas e as chances de atingir nosso planeta.

De acordo com a emissora, o 1994 XD nos fará uma visita na próxima segunda passando a cerca de três milhões de quilômetros de distância. Isso equivale a cerca de oito vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O asteroide orbita o Sol a cada 3,6 anos e estará em nossa vizinhança novamente em 2041.

Comparativo do tamanho do asteroide 1994 XD em relação aos arranha-céus de Nova Iorque (Foto: Spacereference.org/Reprodução)

O que se sabe sobre o 1994 XD

O nome do asteroide está ligado ao ano em que foi descoberto. De acordo com a Fox Weather, ele foi identificado pela primeira vez pelo grupo Spacewatch no observatório Kitt Peak, no Arizona (EUA), em dezembro de 1994.

Apesar da estimativa de até 830 m de diâmetro, o 1994 XD é considerado pequeno para os padrões dos asteroides. Ainda assim, se colocado sobre a cidade de Nova Iorque, ficaria acima de todos os arranha-céus. O tamanho dele só é comparável ao gigantesco edifício Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes

Em 2005, usando o extinto radiotelescópio de Arecibo em Porto Rico (EUA), astrônomos descobriram que esse asteroide é binário, o que significa que possui uma lua que o orbita.

Esse tipo de rocha espacial virou notícia em novembro do ano passado, quando a missão DART, da Nasa, colidiu uma pequena espaçonave contra o asteroide Didymos, que é binário. A ideia era entender o potencial de redirecionamento de asteroides que estejam em rota de colisão para a Terra. A missão de teste foi um sucesso, alterando a órbita em 32 minutos.