Asteroide de um metro explode no céu da Alemanha cerca de 3 horas após sua descoberta

Por João Paulo Martins  em 23 de janeiro de 2024

O objeto espacial chamado 2024 BXI causou um brilho intenso sobre a cidade alemã de Leipzig

(Foto: Pixabay)

Na madrugada do último domingo (21/1), um pequeno asteroide colidiu com a atmosfera da Terra na Alemanha, produzindo uma bola de fogo brilhante, mas inofensiva, visível a quilômetros de distância. Esse tipo de fenômeno astronômico é tão “comum”, mas o que chama a atenção é que esse objeto foi descoberto apenas cerca de três horas antes do impacto.

Segundo o site americano de notícias científicas LiveScience, o asteroide, apelidado de 2024 BXI, foi descoberto por Krisztián Sárneczky, um astrônomo da estação Piszkéstető, do observatório Konkoly, na Hungria. Ele identificou a rocha espacial usando o telescópio Schmidt de 60 cm. Pouco depois da descoberta, a Nasa deu uma previsão detalhada de onde e quando o meteoro cairia.

Uma câmera ao vivo na cidade de Leipzig, no norte da Alemanha, capturou imagens do fenômeno brilhante, que durou poucos segundos.

A descoberta desse tipo de asteroide é considerada muito incomum. De acordo com a Agência Espacial Europeia, citada pelo LiveScience, 99% dos objetos próximos à Terra (near-Earth objects) com menos de 30 m de diâmetro ainda não foram identificados. Quanto menor for um asteroide, mais próximo ele deverá estar de nosso planeta antes que os cientistas possam detectá-lo, o que pode dificultar a previsão antecipada de onde vai cair.

Em alguns casos, os asteroides próximos da Terra podem se esconder sob o brilho do Sol, como o meteoro que explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013. Por estar em direção ao nascer do Sol, a rocha espacial passou despercebida e seu impacto na atmosfera quebrou janelas, deixou testemunhas temporariamente cegas, causou queimaduras por ultravioleta e feriu mais de 1.600 pessoas.