Anéis de Saturno vão “desaparecer” em 2025? Sim, mas não é algo permanente; entenda!

Por João Paulo Martins  em 06 de novembro de 2023

Inclinação do planeta em relação ao alinhamento com a Terra fará com que deixemos de ver os icônicos anéis

(Foto: Nasa/ESA/Amy Simon (NASA-GSFC)/Divulgação)

Astrofotógrafos e astrônomos amadores têm 18 meses para fazer todas as imagens possíveis dos anéis de Saturno, antes que essas famosas estruturas “desapareçam”. Como explica o site americano IFL Science, devido à inclinação do planeta na órbita que faz ao redor do Sol, os icônicos anéis ficarão perfeitamente alinhados com o ponto de vista da Terra, fazendo com que “sumam”.

Os anéis de Saturno possuem de 70.000 a 140.000 km de largura, cobrindo uma área equivalente a 30 Terras. Mas embora sejam gigantescos, são extremamente finos. Proporcionalmente, são mais finos que uma folha de papel: grande parte das regiões dos aros possuem menos de 100 m de espessura, em mais de 1,2 bilhões de km de extensão.

Em 23 de março de 2025, de acordo com o site americano, o ângulo de inclinação do planeta alcançará zero. Com isso, ao se alinhar a visão com a Terra, os anéis acabam “desaparecendo”.

Obviamente, eles não somem totalmente. A parte inferior dos anéis, que não estão visíveis há muitos anos, ficará exposta, assim como o Pólo Sul de Saturno. Já a inclinação máxima ocorrerá em 2032, quando o planeta estará a 27º em relação a nós, exibindo os anéis com todo seu esplendor, revela o IFL Science.

A mudança na inclinação não é novidade. Na verdade, é uma boa oportunidade para astrônomos e astrofotógrafos tentarem capturar as luas de Saturno.