busca

Brasil

Identificada nova cepa do coronavírus em Goiás

Por João Paulo Martins  em 09 de fevereiro de 2021

Chamada de P.2, a variante do SARS-CoV-2 não é considerada mais perigosa. Entenda!

Identificada nova cepa do coronavírus em Goiás
(Foto: Pixabay)

Na última segunda (8/2), o laboratório Adolfo Lutz, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, confirmou que uma nova variante do coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificada numa paciente da cidade de Ceres, em Goiás, e que teve reinfecção da covid-19.

Essa nova cepa, chamada de P.2, se soma às já identificadas em Manaus (chamada de P.1), África do Sul (a 501.V2) e Reino Unido (identificada como B.1.1.7). Porém, de acordo com Flúvia Amorim da Silva, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, citada pelo portal G1, a nova variante não é mais transmissível ou grave do que as outras que já circulam no estado.

Também não foi identificada maior capacidade de infecção ou contaminação da P.2. "Pelos levantamentos, ela não é uma linhagem mais transmissível ou que causa formas mais graves. O que serve de alerta para todos nós é que, mesmo quem já teve a doença, pode ter uma segunda vez", comenta a superintendente ao portal.

Além de terem descoberto a nova cepa do coronavírus, esse é o primeiro caso de reinfecção por covid-19 em Goiás. Segundo Flúvia Silva, a paciente, que não teve seu nome divulgado, já está recuperada.