busca

Bizarrice

Vídeos mostram milhões de ratos invadindo fazendas na Austrália

Por João Paulo Martins  em 19 de março de 2021

Fazendeiros e comunidades rurais de Nova Gales do Sul estão preocupados com a colheita de grãos

Vídeos mostram milhões de ratos invadindo fazendas na Austrália
Uma praga de ratos está infestando colheitas de grãos no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália (Foto: Facebook/melanie.miller.5099/Reprodução)

Comunidades rurais no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, estão lutando contra uma "praga" de ratos que atingiu a região.

Milhões de roedores estão invadindo silos, celeiros e casas durante a abundante colheita de grãos, segundo informações da emissora alemã Deutsche Welle.

"O número de ratos disparou depois que chuvas de verão excepcionalmente fortes caíram no leste da Austrália após um longo período de seca", informa a emissora.

Agricultores compartilham o impacto da "praga" de ratos nas redes sociais. Vídeos capturados na fazenda da família Moeris, na cidade de Gilgandra, a cinco horas de carro de Sidney, mostram milhares de ratos correndo debaixo de canos, nas colunas de armazenamento e sobre as máquinas.

"As sementes para a safra de inverno estão em risco e há um impacto na saúde humana", alerta a associação NSW Young Farmers (dos jovens fazendeiros de Nova Gales do Sul), em tuíte compartilhado na última terça (16/3), ao lado de um vídeo que mostra ratos correndo entre fardos de feno.

"Os ratos ainda estão viraram um pesadelo para agricultores e comunidades rurais", completa a associação em outro post do Twitter.

O impacto da praga dos ratos

Segundo a emissora australiana ABC, três pacientes hospitalares na região de Nova Gales do Sul foram mordidos por ratos.

O Distrito Sanitário Local do oeste do estado australiano, citado pela emissora, relata o registro de uma doença rara relacionada a camundongos conhecida como coriomeningite linfocítica.

Os agricultores também estão preocupados que os ratos destruam a colheita deste ano.

Conforme a Deutsche Welle, as comunidades rurais de Nova Gales do Sul pediram ajuda do governo para combater o "aumento drástico" dos roedores, e a NSW Farmers Association quer permissão de emergência para uso do pesticida fosfeto de zinco nos grãos.