busca

Bizarrice

Milhões de caranguejos migratórios invadem estradas em Cuba; assista ao vídeo

Por Da Redação  em 25 de março de 2022

A cena curiosa foi registrada na Baía dos Porcos, que fica ao sul da ilha caribenha

Milhões de caranguejos migratórios invadem estradas em Cuba; assista ao vídeo
Na pandemia os caranguejos migratórios podiam seguir até o mar sem o risco de serem atropelados (Foto: Twitter/Reuters/Reprodução)

 

Depois da incrível “maré de caranguejos” na ilha Christmas, na Austrália, no final de 2021, é a vez dos crustáceos chamarem a atenção na Baía dos Porcos, em Cuba.

Vídeo produzido pela agência alemã de notícias Reuters mostra os milhões de caranguejos migratórios (Gecarcinus ruricola) que decidiram seguir para o mar mais cedo do que o esperado.

Como mostra o site da emissora francesa Euronews, os animais estão migrando para as praias da região após dois anos de pandemia, o que permitiu que pudessem reproduzir em paz e atravessar as estradas sem risco.

Assim que começam as chuvas de primavera (hemisfério norte) em Cuba, milhões de caranguejos vermelhos, amarelos e pretos emergem ao amanhecer e ao anoitecer e marcham da floresta pelas estradas até a costa sul da ilha para desovar no mar.

 

 

Normalmente, essa tarefa é cheia de obstáculos, especialmente os veículos, que matam milhares de crustáceos. Mas nos últimos dois anos, os caranguejos puderam migrar livremente, aumentando o tamanho e o número.

Os cientistas ainda não confirmam essa possível recuperação da espécie devido à pandemia, informa a Euronews, mas Reinaldo Santana Aguilar, cientista do Ministério do Meio Ambiente de Cuba, citado pela emissora, afirma que a quantidade de animais este ano seria a resposta.

“Observamos que as migrações tiveram uma densidade incomumente alta de caranguejos. É muito provável que as populações de caranguejos tenham se recuperado e, por isso, há uma migração tão forte agora”, comenta o ministro, citado pela Euronews.

A Baía dos Porcos possui uma reserva nacional que engloba 80% das aves endêmicas de Cuba, além de crocodilos e outros animais selvagens. Mas essa região ficou mundialmente conhecida em 1961, quando exilados cubanos apoiados pelos EUA desembarcaram em uma tentativa fracassada de acabar com a revolução de Fidel Castro.