busca

Bizarrice

Durante cirurgia, homem descobre que hérnia era útero, trompa de falópio e ovário

Por João Paulo Martins  em 25 de janeiro de 2022

O sérvio de 67 anos foi diagnosticado com a raríssima síndrome do ducto mulleriano persistente, que consiste em órgãos reprodutivos femininos junto ao pênis e escroto

Durante cirurgia, homem descobre que hérnia era útero, trompa de falópio e ovário
(Foto: Freepik)

 

Enquanto os médicos operavam a suposta hérnia de um pai de três filhos, descobriram que a protuberância, na verdade, eram órgãos reprodutores femininos.

O homem de 67 anos foi para o hospital em Kosovo, na Sérvia, reclamando de um inchaço na virilha que o incomodava há décadas e que nasceu apenas com um testículo.

Segundo o jornal americano New York Post, os médicos o diagnosticaram com uma hérnia inguinal, que ocorre quando parte de tecido penetra na virilha, na parte superior interna da coxa.

Mas quando os cirurgiões inspecionaram a massa, encontraram útero, colo do útero, trompa de falópio e ovário, bem como o testículo “perdido”.

O caso bizarro foi relatado em estudo publicado em setembro de 2021 na revista científica Urology Case Reports por pesquisadores da Universidade de Prishtina, na Sérvia.

O homem foi diagnosticado com uma condição extremamente rara conhecida como síndrome do ducto mulleriano persistente (PDMS, na sigla em inglês).

De acordo com o New York Post, só foram relatados apenas 200 casos até hoje. A condição ocorre quando homens nascem com órgãos reprodutivos femininos ao lado do pênis e do escroto.

Isso se deve ao fato do chamado ducto mulleriano, um útero primitivo, não se rompe no desenvolvimento inicial dos homens. Nesse caso, os meninos nascem com os dois conjuntos de órgãos reprodutivos.

Os sintomas da doença incluem testículos que não descem e hérnias na virilha, revela o jornal americano.

Mas os órgãos femininos geralmente não são descobertos, a menos que a cirurgia seja realizada para tratar a suposta hérnia.

O paciente sérvio sofria com o caroço inguinal há 10 anos e que aumentava quando ele se levantava ou tossia, mas reduzia quando estava deitado.

Durante a operação, os médicos encontraram uma estrutura semelhante a uma pera que descobriram ser um útero. Eles também encontraram um saco escrotal que continha uma trompa de Falópio e um testículo, com um ovário ligado a ele.